Governo da Madeira defende comparticipação do Estado em setores regionalizados

25 de Janeiro 2023

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu esta quarta-feira que o Estado deve comparticipar os “encargos acrescidos” da região autónoma na Saúde e na Educação, apesar de serem setores regionalizados.

“A Constituição não isenta o Estado de assumir responsabilidades nestas duas áreas, apesar de a Saúde estar regionalizada e também a Educação estar regionalizada”, declarou.

O chefe do executivo madeirense (PSD/CDS-PP) falava no Funchal, no âmbito de uma conferência com os auditores do Curso de Defesa Nacional, que se encontram de visita à região.

Miguel Albuquerque alegou que os custos decorrentes da insularidade nos setores da Saúde e da Educação oscilam entre mais 30% a 40% ‘per capita’ face ao território continental, pelo que considerou ser imperativo acautelar a obrigatoriedade de o Estado comparticipar estas funções socais.

“É fundamental que na revisão da Lei das Finanças Regionais estes encargos acrescidos com a Saúde e com a Educação tenham uma compensação por parte do Estado”, declarou.

Miguel Albuquerque considerou também ser “decisivo e fundamental” que o Estado garanta o princípio da coesão económica e social, assegurando, por exemplo, transportes a “preços acessíveis”.

Por outro lado, defendeu uma maior autonomia fiscal, com a possibilidade de fixar o Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) nos 10%, com vista a atrair mais investimento estrangeiro e criar mais emprego qualificado no arquipélago.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This