“Esta é uma iniciativa importante, histórica, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, no quadro da sua visão de futuro e que integra o Plano Mestre do HNGV e Hospital de Lahane”, disse Taur Matan Ruak na cerimónia que decorreu em Díli.
“É um passo fundamental para modernizar as nossas infraestruturas de saúde”, sublinhou, referindo que as condições do hospital continuam a não ser as adequadas nem para pacientes nem para os profissionais de saúde que ali trabalham.
A obra, que tem um prazo de construção de dois anos e um custo total de 9,34 milhões de dólares (8,6 milhões de euros), foi adjudicada à China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), vencedora de um concurso público internacional.
Taur Matan Ruak disse que quando assumiu funções não concordou com a proposta inicial de desenho do novo edifício, tendo solicitado alterações antes do lançamento do concurso, concluídas a tempo de que a obra arranque ainda antes do final do mandato do atual executivo.
Odete Belo, ministra da Saúde, explicou que o novo espaço terá 327 camas e entre 80 e 160 profissionais de saúde.
Recorde-se que em abril de 2022 o Conselho de Ministros aprovou a abertura do concurso público internacional para a obra, antecipando um período de construção de dois anos, mais um de garantia dos defeitos.
Foram recebidas seis propostas, com a Agência de Desenvolvimento Nacional (ADN) a adjudicar a obra à China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), com um orçamento total de 9,34 milhões de dólares.
O contrato foi assinado a 09 de novembro entre a CCECC e o Ministério da Saúde, com a empresa a tomar posse do espaço a 16 de janeiro deste ano.
LUSA/HN
0 Comments