Especialistas alertam que enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte

3 de Fevereiro 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou uma nova campanha de sensibilização para o impacto do enfarte agudo do miocárdio. Os especialistas alertam é uma das principais causas de morte e incapacidade.

A Campanha Cada Segundo Conta tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância de atuar após reconhecimento dos sintomas de enfarte agudo do miocárdio.

De acordo com a APIC, todos os anos mais de doze mil portugueses sofrem um enfarte agudo do miocárdio. O responsável da associação Eduardo Infante de Oliveira, sublinha, que após o início dos sintomas “é primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível”.

“Acreditamos que reduzir o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e as complicações associadas, é uma responsabilidade dos profissionais de saúde e de uma população bem informada. É nesse sentido que surge esta ação nacional de consciencialização”, refere.

Relativamente aos sintomas mais comuns, João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta, salienta “a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade”.

O responsável alerta que “na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância. A pessoa deve evitar tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios”.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.

Os especialistas avisam: para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudáve (não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress).

A iniciativa surfe no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário que se assinala a 14 de fevereiro.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights