PS quer centros de saúde da região Oeste prioritários para contratar médicos

9 de Fevereiro 2023

Os deputados do PS recomendaram ao Governo que dê prioridade aos centros de saúde da região Oeste no plano para mitigar a falta de médicos, que afeta mais de 100 mil utentes na região.

Num projeto de resolução, que vai ser ainda submetido a votação na Assembleia da República, os deputados socialistas recomendaram ao Governo que “identifique as áreas de influência dos Agrupamentos de Centros de Saúde [ACES] Oeste Norte e Sul como de intervenção prioritária no plano que está a elaborar para resolver os problemas da falta de médicos especialistas em medicina geral e familiar”.

Citando dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde, os deputados socialistas indicaram que estão sem médico de família 44.441 utentes no ACES Oeste Norte e 72.831 no ACES Oeste Sul.

Aos mais de 100 mil utentes sem médico de família, acresce o facto de se tratar de uma “população com um perfil demográfico envelhecido e caracterizado por uma forte prevalência de doenças crónicas”, acrescentaram.

Além disso, há extensões de saúde “sem qualquer equipa médica” e, uma vez que estão localizadas “a distâncias consideráveis das sedes a que pertencem”, “o seu encerramento impossibilita mesmo a deslocação de pessoas mais vulneráveis, económica e socialmente, às sedes destas unidades, colocando desta forma em causa o acesso”.

A realização de investimentos nos atuais hospitais do Centro Hospitalar do Oeste, a transposição das Unidades de Saúde Familiar do modelo A para o B e a criação de centros de responsabilidade integrados a nível hospitalar são também propostos.

Os socialistas admitiram ainda que, a nível de cuidados hospitalares, “a resposta está bastante comprometida” pelo Centro Hospitalar do Oeste “quer pela sobrecarga de procura, quer pela própria idade, obsolescência e condições estruturais e de equipamentos destes três hospitais”, sublinhando a necessidade de construção de um novo hospital para servir a região.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche (ACES Oeste Norte), do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos (ACES Estuário do Tejo), Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras (ACES Oeste Sul), do distrito de Lisboa.

Todos estes concelhos estão na atual área de influência do CHO, à exceção de Alenquer, Arruda dos Vinhos, que são servidos pelo hospital de Vila Franca, e de Sobral de Monte Agraço, cuja população é atendida no hospital de Loures.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights