Dia Internacional do Preservativo com atuação das Fado Bicha, numa iniciativa GAT e AHF

10 de Fevereiro 2023

Segunda-feira, 13 de fevereiro, durante todo o dia, o Largo do Intendente, em Lisboa, vai ser palco das comemorações do Dia Internacional do Preservativo com animação, distribuição de preservativos e rastreios rápidos e anónimos ao VIH, sífilis, hepatite B e hepatite C. Tudo grátis. As atividades, promovidas pelo GAT Grupo de Ativistas em Tratamento, começam pela manhã e só terminam ao fim da tarde.

O GAT junta-se à sua parceira internacional AIDS Healthcare Foundation (AHF), organizando em Lisboa um dos vários eventos comemorativos “Sempre na Moda”, que ocorrerão simultaneamente em 45 países, para destacar a importância de ajudar as pessoas a assumirem o controlo da sua saúde através do acesso gratuito e universal à educação sexual e a métodos de prevenção como o preservativo.

Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT, argumenta que “defender o uso do preservativo é mais vital do que nunca, quando mais de 1 milhão de infeções sexualmente transmissíveis são reportadas diariamente num mundo que está muito atrás das metas de prevenção do VIH definidas pela ONUSIDA. Mas podemos virar a página, trabalhando para garantir que toda a gente possa ter acesso a preservativos, um dos vários métodos de prevenção existentes, independentemente de onde vivam. No interior ou no litoral, em Portugal como no estrangeiro.”

Só no ano passado, o GAT distribuiu gratuitamente mais de um milhão e duzentos mil preservativos. Mas Ricardo Fernandes alerta que “as organizações comunitárias precisam de mais apoios e o Estado deveria fazer um maior esforço na distribuição gratuita desta forma de prevenção, mas também de outras, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), um medicamento que impede a infeção por VIH, e cujo acesso no SNS está muito dificultado pelas listas de espera, pelos critérios de adesão e processos de retenção, bem como pelo facto de não estar disponível em todos os hospitais.”

Dia 13, logo às 10h, começarão os rastreios e a distribuição de lubrificante (à base de água, compatível com látex) e de preservativos, tanto externos / “masculinos” como internos / “femininos”. Até às 17h30 estes serviços estarão a ser prestados, de forma inteiramente gratuita e anónima, numa carrinha e tenda, bem como por voluntários e mediadores que andarão pelo Largo e arredores.

Quanto à animação, está garantida. Às 12h assistiremos à pintura interativa de um mural por PorcaFlor, acompanhada da primeira atuação do DJ Marcolan.

Às 15h o palco no meio da praça irá receber a performance de corpo de ⒶURORⒶ. E logo depois, o concerto das Fado Bicha. A tarde termina com a segunda atuação do DJ.

Esta é uma iniciativa da AIDS Healthcare Foundation (AHF) com o GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – através do programa Lisboa Sem SIDA, e com a Junta de Freguesia de Arroios.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights