APDP realiza hoje rastreios orais gratuitos para pessoas com diabetes

20 de Março 2023

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realizam esta segunda-feira rastreios orais aos utentes da associação.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que hoje se assinala, a SPEMD e a APDP promovem entre as 09h00 e as 13h00 rastreios orais gratuitos para pessoas com diabetes.

Em comunicado, a APDP explica que os  rastreios vão ser realizados por dois médicos aos utentes do dia (crianças e adultos). “Caso haja necessidade de referenciação, a mesma será feita para o médico dentista assistente de cada utente ou para a Faculdade de Medicina Dentária”.

De acordo com os especialistas as pessoas com diabetes têm uma maior tendência para desenvolver complicações orais,

Citado no comunicado,  José Manuel Boavida, presidente da APDP frisa que “já é do conhecimento geral que as pessoas com diabetes têm o sistema imunitário mais fragilizado, nesse sentido é muito importante controlar os níveis de glicose no sangue aliado a uma boa higiene oral. É neste contexto que a APDP e a SPEMD se juntaram nas celebrações do Dia Mundial da Saúde Oral para avaliar a saúde dentária das pessoas com diabetes”.

João Silveira, Vice-Presidente da SPEMD, explica que “nas pessoas com diabetes os cuidados de higiene oral e o acompanhamento regular são fundamentais para a prevenção de eventuais complicações. Caso seja necessário tratamento, nomeadamente cirúrgico, o controlo da diabetes é muito importante para a prevenção de complicações pós-operatórias.”

Os especialistas alertam para a importância de estar atentos a sinais como: sangramento das gengivas; gengivas sensíveis, inchadas ou muito vermelhas; dentes soltos; mau hálito; entre outros.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM defende gestão pública dos hospitais

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) opõe-se à entrega da gestão de hospitais do SNS ao setor privado, alertando para riscos na qualidade dos serviços e condições laborais dos profissionais de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights