Unidade Local de Saúde Guarda inicia projeto de intervenção nas alergias alimentares em meio escolar

31 de Março 2023

A alergia alimentar é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente em crianças, e a probabilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar com gravidade clínica na escola é considerável.

De forma a garantir a segurança e a inclusão das crianças e jovens com alergia alimentar em meio escolar e seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde, a Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda desenvolveu um projeto de intervenção comunitária, que visa a identificação das crianças e jovens com alergias alimentares, elaboração dos planos de saúde individuais e a consequente formação aos profissionais docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino, bem como profissionais das cantinas escolares.

A fase de formação nos estabelecimentos escolares iniciou-se durante o mês de fevereiro nos concelhos de Almeida, Trancoso, Gouveia e Pinhel.

Este projeto, gerido pela USP, conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas, do Serviço de Pediatria, das Unidades de Cuidados na Comunidade e dos Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar da ULS da Guarda.

ULS da Guarda/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights