MAR Shopping e IKEA assinalam Consciencialização do Autismo com Casa Adaptada

1 de Abril 2023

Na véspera de se assinalar mais um Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de abril), os meeting places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos inauguram a exposição e iniciativa de sensibilização “Casa Adaptada”.

Segundo a Federação Portuguesa de Autismo, nos últimos 30 anos, tem-se verificado um aumento do número de casos de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) diagnosticados em todos os países onde são realizados os estudos de prevalência. Em Portugal, o último estudo aponta para 50 mil pessoas, mas a Associação Portuguesa Voz do Autista estima que haja muitos mais casos não diagnosticados. Alguns dos principais desafios que pessoas com PEA enfrentam estão relacionados com a falta de adaptação de espaços necessária à sua funcionalidade e inclusão.

Entre 1 e 16 de abril, no pisos 0 do MAR Shopping Algarve e no piso 1 do MAR Shopping Matosinhos estarão patentes os protótipos de dois quartos adaptados às necessidades de pessoas com PEA. Aí decorrerão, também, talks para o público em geral e para profissionais, bem como ações de informação e sensibilização orientadas por psicólogos e terapeutas do O2a.

Segundo a equipa do O2a Centro, que intervém de forma integrada em mais de 100 crianças com PEA, as adaptações de espaços públicos, laborais, educativos e habitacionais devem ter em consideração não só a acessibilidade física e sensorial, mas, também, as competências socioemocionais e comunicativas de cada pessoa, para serem o mais inclusivos possível. A equipa do O2a Centro, responsável pelo projeto, explica que as necessidades variam consoante o grau de severidade da PEA e as características individuais. Este projeto foi elaborado consoante o estado da arte e as guidelines mais atuais. Os quartos modelo foram projetados tendo em conta uma faixa etária entre os 4 e os 9 anos de idade e um grau de severidade de ligeiro a moderado. Desta forma, a concretização deste projeto será passível de ser observada nos protótipos de quartos adaptados em exposição nos centros.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o salário bruto mensal médio da população portuguesa foi, em 2022, de 1.411 euros, o 17.º mais baixo entre os 26 Estados-membros segundo o Eurostat. Famílias com crianças e jovens com PEA ficam sobrecarregadas emocional, psicológica e financeiramente. As necessidades habitacionais específicas para promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias são mais um custo e, por isso, os centros MAR Shopping e a IKEA unem-se para mostrar como é possível fazer essas adaptações ao custo mais acessível possível.

As soluções em exposição serão posteriormente doadas a famílias com crianças e jovens com PEA com carências económicas, identificadas pelas autarquias de Loulé e Matosinhos. Também o O2a Centro oferecerá intervenção especializada a uma família carenciada durante um ano, nomeadamente uma sessão semanal de Terapia da Fala e Psicologia e uma sessão quinzenal de Terapia Ocupacional.

“Esta é mais uma iniciativa com que procuramos contribuir para uma maior inclusão de todas as pessoas e sensibilizar para as necessidades de grupos específicos das nossas comunidades. É claro que ainda há um caminho a percorrer, mas este pode ser um ponto de partida para questões que atualmente ainda não são muito faladas, como é o caso das necessidades específicas de pessoas com PEA, as quais, segundo os estudos apontam, continuarão a ser cada vez mais”, explica Sandra Monteiro, porta-voz da Ingka Centres Portugal, proprietária do MAR Shopping Algarve e do MAR Shopping Matosinhos.

“A casa pode e deve ser o nosso local de refúgio, conforto e segurança. Percebemos também que nos pode trazer tranquilidade e bem-estar, tanto físico, como mental e emocional. Foi, por isso, um prazer pensar uma solução para pessoas que têm necessidades particulares, provando que, com os produtos regulares da nossa gama, é possível criar soluções funcionais, relevantes e sempre muito acessíveis, independentemente da condição de cada pessoa”, afirma Cátia Carvalho, Home Furnishing & Retail Design Manager da IKEA.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

MAIS LIDAS

Share This