APEF apela: “Preserve o seu Futuro, Cuide do seu Fígado hoje!”

3 de Abril 2023

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover uma campanha de consciencialização para a prevenção das doenças hepáticas, sob o mote “Preserve o seu Futuro, Cuide do seu Fígado hoje!”, no âmbito do Dia Mundial do Fígado.

A campanha decorrerá durante o mês de abril, no âmbito do Dia Mundial do Fígado, que se assinala a 19, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar a população para os cuidados a ter com a saúde do fígado, como forma de prevenção das várias doenças que podem comprometer a sua função, essencial à vida.

“O fígado é um importante órgão do sistema digestivo, destacando-se por ser o segundo maior órgão e a maior glândula do corpo humano. Com esta iniciativa pretendemos que, através de várias mensagens, as pessoas compreendam a importância de cuidar dele e garantir que se mantém saudável. Pessoas mais informadas sobre os fatores de risco para as doenças do fígado, formas de as prevenir, de as diagnosticar e de tratar formam uma sociedade mais saudável”, afirma José Presa, presidente da APEF.

O hepatologista explica ainda que um caso de inflamação ou lesão pode comprometer as funções do fígado e originar diversas complicações a curto ou longo prazo. “Estamos a falar de patologias que são, na sua grande maioria, evitáveis, embora tratáveis e, até, curáveis, como é o caso da hepatite C. O primeiro passo para o combate a estas doenças começa na prevenção: pratique exercício físico; faça uma alimentação equilibrada e saudável; evite beber álcool e consumir drogas; use preservativo; não partilhe seringas nem objetos de higiene pessoal; lave as mãos com frequência, sobretudo antes das refeições e depois de ir à casa de banho.”

E conclui: “No caso de ter alguma doença do fígado já diagnosticada e em tratamento, não se esqueça de tomar os medicamentos, através das recomendações dos especialistas na área. Cuide do seu fígado hoje”.

As doenças hepáticas são as que resultam da lesão do fígado. As mais comuns são o fígado gordo, as hepatites, a cirrose hepática e o cancro do fígado; na maior parte dos casos, situações resultantes de hábitos de vida pouco saudáveis – como alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool e drogas, entre outros –, pelo que podem e devem ser prevenidas.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights