Governo moçambicano pondera financiar testes das equipas de futebol do Moçambola

14 de Setembro 2020

O Governo moçambicano está a estudar a possibilidade de pagar os testes de Covid-19 dos atletas das equipas que vão participar na disputa do campeonato moçambicano de futebol deste ano, disse esta segunda-feira à Lusa a diretora-nacional de Saúde Pública.

“É uma possibilidade muito forte. Mas é uma possibilidade, tendo em conta todo um quadro de constrangimentos orçamentais para o Estado e para as próprias equipas”, disse Rosa Marlene.

Aquela responsável avançou que as autoridades de saúde seguem de perto todos os passos que estão a ser dados para o início do Moçambola ainda este ano, tendo em conta o elevado número de pessoas que a prova movimenta, nomeadamente jogadores, dirigentes e pessoal de apoio das equipas.

“Num contexto de pandemia como este, as provas desportivas colocam questões de interesse para a saúde pública”, declarou a diretora-nacional de Saúde Pública.

A edição de 2020 do campeonato moçambicano tem arranque previsto para 07 de novembro, depois de o início da prova, em 04 de abril, ter sido adiado, devido à pandemia do novo coronavírus.

Os treinos das equipas começam oficialmente na terça-feira, mas o início está condicionado à realização de testes de Covid-19.

Ao abrigo das regras de controlo sanitário face ao novo coronavírus, os treinos devem ser divididos em períodos que permitam a participação de um terço do plantel.

A competição vai envolver 14 equipas, tendo o Costa do Sol, orientado pelo treinador português Horácio Gonçalves, como campeão em título.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This