Gilead organiza evento para profissionais de saúde ligados ao VIH

15 de Maio 2023

A Gilead Sciences organiza, nos próximos dias 26 e 27 de maio, em Aveiro, o HIV Care 2023: Creating Possible, a reunião principal da Gilead em Portugal dedicada às temáticas relacionadas com a infeção por VIH, um evento dirigido a profissionais de saúde.

Médicos, farmacêuticos e enfermeiros terão a possibilidade de assistir e participar na discussão de tópicos relevantes e atuais na gestão da infeção por VIH e da terapêutica antirretrovírica.

O primeiro dia do HIV Care 2023: Creating Possible, a que se juntam as organizações de base comunitária, será inteiramente dedicado à evolução da epidemia por VIH nos últimos 40 anos e aos principais marcos alcançados quer para as pessoas que vivem com VIH quer para os profissionais de saúde. Será também debatida a situação atual e o perfil das pessoas com infeção por VIH que, neste momento, chegam ao serviço nacional de saúde, os desafios que enfrentam tendo em conta o contexto mundial que tem despoletado fluxos migratórios sem precedentes e ainda as perspetivas futuras sobre a evolução desta epidemia.

O segundo dia, exclusivo para profissionais de saúde, conta com várias sessões dedicadas aos principais desafios na área da infeção por VIH, nomeadamente uma sessão sobre as “Determinantes de Sucesso da TARV” e um painel interativo dedicado aos “Aspetos relevantes na abordagem do novo doente”. Terão também lugar três workshops paralelos dirigidos respetivamente a médicos, farmacêuticos e enfermeiros. O  HIV Care 2023: Creating Possible terminará com uma discussão sobre “A solução para os doentes mais difíceis”.

“O HIV Care pretende, acima de tudo, discutir o que tem vindo a ser feito e o que está ainda por conseguir na área da infeção por VIH”, refere Cláudia Delgado, diretora médica da Gilead Sciences Portugal. “É importante falar sobre os últimos avanços em termos de inovação terapêutica e de ligação dos doentes aos cuidados de saúde, entre outros temas, com a comunidade médica, outros profissionais de saúde e as organizações de base comunitária, garantindo que, em conjunto, se avance na melhoria do prognóstico e da qualidade de vida dos doentes.”

Os profissionais de saúde poderão inscrever-se no HIV Care: Creating Possible 2023 em www.gileadpro.pt ou através do representante da Gilead que o visita habitualmente. Para além da partilha de experiências, espera-se também que este seja um momento de discussão e partilha de opiniões que permitirá apontar caminhos e soluções que contribuam para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde nesta área.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights