Autoridades de saúde moçambicanas anunciam ação de pulverização em massa para combater a malária

23 de Maio 2023

As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram esta terça-feira uma ação de pulverização em massa nos distritos afetados por inundações no início do ano para combater a malária.

A pulverização é um dos métodos usados para eliminar o mosquito transmissor do parasita que provoca a doença, sendo que zonas de águas paradas são propícias à propagação de insetos.

As ações de pulverização vão decorrer nos distritos de Boane, Namaacha, Maputo e Manhiça, anunciou Iolanda Santos, diretora do serviço provincial de Saúde.

Técnicos gestores “já estão no terreno” onde têm feito a sensibilização das comunidades para reforço de medidas de prevenção, referiu, citada pela Rádio Moçambique.

Entre os cuidados a ter, está o uso de redes mosquiteiras durante a noite.

As ações pretendem também evitar a cólera, doença com origem hídrica e que pode ser prevenida com a disseminação de hábitos de higiene.

A malária continua entre as principais causas de morte no país entre as crianças com menos de cinco anos.

A cólera surge sazonalmente na época das chuvas, é uma doença que pode ser tratada e até evitada com vacinas, mas na última época das chuvas, desde setembro de 2022, registou um pico em Moçambique: houve cerca de vinte mil internamentos e 130 mortes, segundo o Ministério da Saúde (Misau).

O sul do país foi este ano severamente afetado por inundações em fevereiro, com zonas submersas durante vários dias e prejuízos para milhares de famílias e em várias infraestruturas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights