Hospital Cruz Vermelha vai iniciar tratamento para hiperplasia benigna da próstata com robô Aquabeam

8 de Julho 2023

O Hospital Cruz Vermelha inicia segunda-feira, dia 10 de julho, a integração do robô Aquabeam no processo cirúrgico para tratar a hiperplasia benigna da próstata (HBP), sendo o primeiro robô Aquabeam disponível em Lisboa e o segundo em Portugal.

Segundo Tiago Rodrigues, “a hiperplasia benigna da próstata é a patologia mais frequente nos homens com mais de 50 anos e tem um enorme impacto na qualidade de vida. É importante que os doentes saibam que existe solução, podem melhorar os seus sintomas e a sua qualidade de vida. Com esta solução, conseguimos todos os benefícios sem efeitos secundários relevantes.”

“É com enorme agrado que verificamos a satisfação dos nossos doentes no pós-operatório, especialmente pela baixa agressividade do processo. A precisão e rapidez de um robô automatizado permite obter tempos cirúrgicos muito curtos, com recuperações muito mais rápidas”, concluiu o urologista do HCV.

O robô Aquabeam é uma tecnologia de última geração e vem proporcionar a oportunidade de intervir nas situações de HBP qualquer que seja o tamanho da próstata e com menores efeitos secundários, designadamente preservando a vida sexual e a continência.

O robô Aquabeam utiliza um jato de água de alta velocidade e pressão (10.000 PSI) para desobstruir a uretra e melhorar os sintomas urinários. Este sistema robótico permite
a ablação do tecido prostático sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, contrastando com as cirurgias endoscópicas clássicas ou com laser.

O cirurgião tem controlo completo através da ecografia e da imagem de cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o tecido
prostático a remover.

Uma vez verificados todos os parâmetros, o robô realiza o procedimento de forma precisa e rápida, em cerca de seis minutos. Após terminado, é colocado um cateter na
bexiga que geralmente é retirado no dia seguinte e o paciente recebe alta após 24 horas.

O menor tempo de internamento, a preservação da vida sexual, nomeadamente da ejaculação, e a menor perda de sangue constituem importantes mais-valias.

PR/HN/RA

3 Comments

  1. António Matos

    Sofro da hiperplasia benigna da próstata há vários anos com períodos de acentuadas melhoras que atingem uma qualidade de vida normal, isto graças a um xarope natural com base em 3 produtos ( mel puro 66% aloyeVera 34% e álcool (whisky ou bom brandy) 0’2% para facilitar a integração dos produtos essenciais. Considero o melhor tratamento natural e eficaz com bons resultados provados como o meu caso. Para um bom entendimento acresce dizer que este tratamento não carece de ser continuado pois se podem e devem fazer folgas intervaladas e como preventivo fazer tratamento no início do Outono e início da primavera! Eu deixei este tratamento há cerca de 5 anos tendo andado bem 4 anos e por razões financeiras só há cerca de 15 dias recomeço e presentemente os sintomas são francamente bons quase normal. Em vez de me levantar 4 ou mais por noite para urinar, agora o máximo está em 1 vez.
    Em finais do passado mês de Fevereiro fui aconselhado a ser operado no mês seguinte, Março. Pedi adiamento e com a ajuda de sementes de abóbora e mel senti algumas melhorias mas não atingi a qualidade de vida desejada, durante as noites ainda me levantava para urinar pelo menos 2 a 3 vezes agora muito melhor com o novo tratamento, máximo 1 vez.
    A operação estaria prevista para o passado mês de Julho mas, penso eu, que devido as greves dos médicos na área de cirurgia, não voltei a ser contactado.
    A notícia do jato de água no Hospital da Cruz Vermelha deixa os doentes da próstata mais felizes assim como a m próprio que no caso de voltar a ter crises não exitarei, tudo dependerá do custo. Obrigado e muitas felicidades aos valentes profissionais da saúde. Abraços 🫂

  2. Carlos Vieira

    Boa tarde, tenho 60 anos, e HBP.
    Por vezes sinto-me apático com o tratamento que o Urologista me receitou (UROPROST), também fico muito deprimido.
    Agora com este novo tratamento, gostaria de saber qual o valor da cirurgia no Hospital da Cruz Vermelha com este método. Se alguém souber?
    Obrigado
    Felicidades para todos!

  3. José Alberto Gil Corisco

    Tenho 68 anos e sofro de HBP desde os 50. Entretanto foram identificadas algumas células alteradas num fragmento de 2mm após biópsia de fusão efectuada em 2023. Foi recomendado fazer a monitorização periódica por imagiologia dado tratar-se de um adenocarcinoma minúsculo. Esta nova abordagem pode ser aplicada á minha situação clínica de HBP+adenocarcinoma, com alguma vantagem? isto é, eliminação de tecido diminuindo o volúme da próstata e ao mesmo tempo eliminar o adenocarcinoma reconhecido na biópsia.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nutri-Score, o sistema de classificação nutricional abolido dois meses após ser aprovado

Aprovado no início de abril, com o aplauso da Ordem dos Nutricionistas, da Deco Proteste, e de algumas multinacionais da área alimentar, o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score acabaria por ser afastado pelo Governo pouco mais de dois meses depois, a 11 de junho, por apresentar algumas falhas de monta. De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Nutri-Score “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”, colocando por exemplo, o azeite virgem e virgem extra em pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial. Em entrevista exclusiva à HealthNews, o professor Michele Carruba, diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre a Obesidade da Universidade Estadual de Milão, avalia a decisão do governo português de revogar o sistema destacando as falhas encontradas. E propõe alternativas baseadas em educação nutricional e uma abordagem holística para melhorar a nutrição pública e combater a obesidade.

Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas

A maioria das pessoas idosas em Portugal não sofre de depressão e a prevalência de perturbações de humor e da ansiedade são geralmente mais baixas nos grupos etários mais velhos, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Estudo analisa expansão de embriões após desvitrificação

Um estudo liderado pelo IVI Valência e apresentado no 40.º Congresso ESHRE, em Amesterdão, analisa a expansão de embriões após a desvitrificação (descongelamento) como um fator preditivo da viabilidade embrionária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights