Câmara de Mafra lança concurso para construir novo centro de saúde

10 de Julho 2023

A Câmara de Mafra decidiu esta segunda-feira, por unanimidade, lançar concurso público no valor de 3,2 milhões de euros, para a construção de um novo centro de saúde para servir duas freguesias do interior do concelho.

“Este novo edifício de cariz inovador visa dar resposta às necessidades atuais, promovendo uma melhoria nos cuidados de saúde primários a prestar à população”, justifica o município do distrito de Lisboa na proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

O futuro Centro de Saúde Mafra Oeste vai servir 10.500 utentes das freguesias de Enxara do Bispo/Gradil/Vila Franca do Rosário e Azueira/Sobral da Abelheira, “atualmente com um número crescente de utentes”.

No novo edifício, vai funcionar uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, para acautelar cuidados na área da fisioterapia, e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, para prestar cuidados médicos no âmbito da psicologia, assistência social e cuidados continuados.

A empreitada, que é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tem um prazo de execução de 18 meses, depois de consignada.

O edifício vai ser construído em terrenos municipais junto à Estrada Nacional 9-2, junto ao entroncamento da estrada que dá acesso à Enxara do Bispo e próximo da localidade de Casas Novas.

Em 2019 foi inaugurado um novo centro de saúde na sede de concelho para servir as freguesias limítrofes e, em 2017, um novo centro de saúde para servir Malveira e Venda do Pinheiro.

Para os investimentos, foram efetuados acordos de colaboração entre o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights