OMS deteta medicamento contaminado tóxico nos Camarões

20 de Julho 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou quarta-feira que detetou nos Camarões um xarope contaminado com níveis "inaceitáveis" de dietilenoglicol, um produto tóxico, e pediu que sejam tomadas precauções enquanto se investiga a origem do medicamento.

As primeiras amostras do xarope – denominado Naturcold – fornecidas à OMS em 27 de junho e analisadas, continham até 28,6% de dietilenoglicol, cujo limite é de 0,10%, alertou a organização internacional num comunicado divulgado hoje.

A OMS “tomou todas as precauções razoáveis para verificar a informação contida neste alerta”, afirmou.

Embora a embalagem do medicamento indique como fabricante uma empresa alegadamente britânica chamada Fraken International, as autoridades britânicas confirmaram que a empresa não existe.

“Estão a decorrer investigações para determinar a origem do produto”, afirmou a OMS, referindo que o xarope “pode ter autorizações de comercialização noutros países e regiões” ou “pode ter sido distribuído através de mercados informais a países vizinhos”.

A OMS emitiu este aviso depois de, juntamente com outras organizações regionais, ter dado o alerta no ano passado para a deteção de xaropes para a tosse contaminados que mataram 300 pessoas – na sua maioria crianças com menos de cinco anos – na Indonésia, na Gâmbia e no Uzbequistão.

Os xaropes contaminados continham níveis elevados de dietilenoglicol e etilenoglicol, substâncias químicas tóxicas normalmente utilizadas como solventes industriais e agentes anticongelantes que podem ser letais mesmo em pequenas quantidades, o que os torna impróprios para utilização farmacêutica.

Em meados de junho, o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, disse à EFE que mais de 20 xaropes da Índia e da Indonésia e mais de 15 produtores diferentes haviam sido identificados entre os medicamentos suspeitos de estarem por trás das mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights