Estudo mostra ligação entre clima e sistema imunitário

26 de Agosto 2023

As alterações climáticas podem ter impacto no nosso sistema imunitário, mostra um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega.

A investigação, abrangendo 1.038 domicílios, sublinha o papel fundamental dos ocupantes e dos determinantes ambientais na formação do microbioma bacteriano encontrado na poeira interior.

“Este trabalho pioneiro, destinado a redefinir a nossa compreensão dos ambientes interiores, revelou correlações entre a localização geográfica, as condições meteorológicas, as características dos ocupantes, os animais de estimação, as práticas de limpeza e a composição da microbiota interior”, afirma Hesham Amin, investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Bergen.

Os investigadores observaram também que a exposição microbiana diversificada tem sido inversamente associada ao risco de asma e desenvolvimento de atopia, e relacionaram esta informação com a precipitação e o vento.

Como se espera que o aquecimento global intensifique os padrões de precipitação, os investigadores referem que a deposição húmida de partículas exteriores aumentaria e a entrada de bactérias exteriores no interior poderia diminuir. Consequentemente, menos bactérias externas podem contribuir para os microbiomas internos. Esta mudança pode ter consequências indesejadas para o sistema imunitário, comprometendo potencialmente o desenvolvimento e a manutenção da tolerância imunológica.

“Esta investigação inovadora põe em foco a complexa interação entre fatores ambientais, comunidades microbianas e o seu potencial impacto na saúde humana”, afirma Amin.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This