O Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, através do Gabinete de Gestão do Risco, organiza, pela primeira vez, as Jornadas de Segurança do Doente, no próximo dia 21 de setembro. O evento está programado para reunir profissionais de saúde de destaque e especialistas da área, nos auditórios do Hospital, e conta com cerca de 250 participantes.
A primeira edição das Jornadas de Segurança do Doente explora os desafios e as melhores práticas relacionadas com a interação entre os utentes e os profissionais de saúde, como forma de fortalecer a colaboração e a comunicação eficaz, para garantir cuidados de saúde mais seguros.
Em perspetiva de prevenção, o evento destaca a importância de informar o doente de como se desenrolam determinados procedimentos básicos, na prestação de cuidados, e os cuidados a adotar, tornando-o um elemento ativo na prevenção de eventos adversos.
Carla Pereira, Chefe da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), apresentará o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes da DGS, um documento elaborado para suportar aspetos da operacionalização do plano, que garante uma execução uniforme a nível nacional, até 2026. O evento contará, também, com a presença de Luís Basto, da Ordem dos Médicos, Eva Salgado, da Ordem dos Enfermeiros, e Hélder Filipe, da Ordem dos Farmacêuticos, para abordar o tema na perspetiva dos profissionais.
“Estamos entusiasmados por estrear este formato de discussão essencial. A segurança e a literacia do doente são uma prioridade máxima, pelo que esperamos contribuir para mudanças significativas nos cuidados prestados, de hoje em diante”, refere Paula Vaz Marques, Diretora Clínica do Hospital de Braga.
O evento é gratuito, mas carece de uma inscrição prévia.
Segurança do Doente na prática
Vários profissionais das áreas da enfermagem, farmácia, cardiologia, Bloco Operatório e da PPCIRA, estarão na ágora do Hospital de Braga, para sensibilizar os utentes, e abordar questões básicas, mas fundamentais, para o aumento do seu conhecimento, no que toca à contribuição para um cenário seguro, durante os tratamentos recebidos.
O Hospital de Braga disponibiliza, ao longo do dia, alguns recursos e dinâmicas para aumentar a literacia em saúde nos utentes, de forma a rentabilizar a sua participação na procura da segurança, em futuras situações.
Iluminação de edifícios da cidade
O Hospital de Braga assinala, no próximo dia 17 de setembro, a partir das 21 horas, o Dia Mundial da Segurança do Doente, com a iluminação da Sé de Braga, um edifício emblemático da cidade com tons de laranja, numa ação que realça o compromisso do Hospital com a segurança e o cuidado dos utentes da região. A ação surge do desafio da Organização Mundial de Saúde para, neste dia, iluminar um monumento da cidade em cor de laranja. A iniciativa conta com o apoio da Sé de Braga e da Braga Eventos.
Inscrição e Programa aqui
HP Braga/ HN
0 Comments