Rússia envia médicos e ajuda humanitária para a Líbia

17 de Setembro 2023

A Rússia anunciou hoje ter enviado 35 especialistas em emergência médica e ajuda humanitária para o leste da Líbia, região atingida por inundações sem precedentes há quase uma semana.

“O terceiro avião do ministério com médicos especialistas (…) aterrou na Líbia. Cerca de 35 funcionários do Ministério russo das Situações de Emergência prestarão assistência médica à população afetada pelas inundações”, declarou o Ministério em comunicado.

A Rússia enviou também um hospital móvel com blocos operatórios e uma unidade de cuidados intensivos.

No local, estes 35 especialistas em emergência médica prestarão “assistência médica qualificada”, afirmou o ministério russo, acrescentando que naquele local podem ser tratadas “até 100 pessoas por dia”.

O ministério publicou um vídeo na rede social Telegram que mostra o descarregamento de caixas de ajuda humanitária.

A tempestade Daniel que atingiu Derna, uma cidade de 100.000 habitantes no leste da Líbia, na noite de domingo, provocou a rutura de duas barragens a montante, desencadeando uma inundação semelhante a um tsunami ao longo da linha de água, que atravessa a cidade, arrastando tudo pelo caminho.

Segundo a ONU, pelo menos 11.300 pessoas morreram e 10.100 continuam desaparecidas em Derna, mas as organizações humanitárias no terreno receiam que o número de mortos seja muito superior.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights