Ausência de dolo ilibou Graça Freitas do pagamento de multa, diz DGS

20 de Setembro 2023

A DGS reagiu às notícias publicadas segunda-feira sobre a auditoria do Tribunal de Contas a três campanhas de comunicação, informando que Graça Freitas foi ilibada do pagamento de multa devido à ausência de dolo.

“Face às circunstâncias apresentadas, assim como o preenchimento dos requisitos constantes do n.º 9 do artigo 65.º da Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas, ou seja, a prática da infração a título de negligência, a ausência de dolo e de recomendação anterior, entende o TdC relevar a responsabilidade por infração financeira.” Isto é, esclarece a Direção-Geral da Saúde (DGS), a ausência de dolo ilibou a diretora-geral da Saúde à data, Graça Freitas, do pagamento de multa.

A DGS afirma que “acolheu as recomendações do TdC relativamente a esta auditoria, encontrando-se na fase de implementação das mesmas”, e “mantém uma postura de transparência e colaboração nas auditorias realizadas no âmbito das suas competências”.

A nota de imprensa foi lançada na segunda-feira, na sequência das notícias publicadas sobre a auditoria do Tribunal de Contas a três campanhas de comunicação da DGS: “Inverno 2018/9”, “Vacinação contra a gripe 2018” e “Vacinação contra o sarampo 2018″.

Graça Freitas arriscava pagar três multas, até 55 mil euros, num mínimo de 7650 euros, segundo o Correio da Manhã.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights