Governo dos Açores com vontade de resolver problemas dos enfermeiros

28 de Setembro 2023

O representante do Sindicato dos Enfermeiros nos Açores, Eduardo Bernardino, disse hoje que o Governo Regional manifestou “vontade em resolver problemas básicos” que se colocam à carreira, como o pagamento de retroativos.

Na sequência de uma reunião com o diretor regional da Saúde, Pedro Paes, para aferir a aplicação do Decreto Legislativo Regional n.º 22/2023/A, de 15 de junho, o sindicalista referiu que “ficou patente que existe preocupação, mas, acima de tudo, vontade em resolver problemas básicos da carreira dos enfermeiros na região, antes de passar para qualquer passo posterior”.

Eduardo Bernardino, citado em nota de imprensa, indicou que “será o caso do pagamento de retroativos”, salvaguardando ter sido “assumido pelo diretor regional que é urgente assegurar, neste momento, que todas as instituições de saúde da região se encontram a realizar o correto posicionamento remuneratório e correspondente transição para a respetiva posição justa na tabela remuneratória”.

O sindicalista manifestou a disponibilidade do Sindicato dos Enfermeiros para acompanhar o processo e ajudar a identificar eventuais irregularidades, num trabalho em cooperação com o executivo.

“Este é um passo muito positivo e que mostra uma atitude diferente daquela que tem sido a postura do Ministério da Saúde, no território continental, pois há uma verdadeira abertura para o diálogo”, frisou Eduardo Bernardino.

Segundo o dirigente, “ficou assumido que todos os enfermeiros do Sistema Regional de Saúde do arquipélago dos Açores serão abrangidos aplicação do Decreto Legislativo Regional n.º 22/2023/A e respetivo reposicionamento”.

O diploma, da autoria inicial do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), foi aprovado pela assembleia do arquipélago em maio, regularizando a carreira dos enfermeiros, com a atribuição de 1,5 pontos por cada ano de serviço, com efeitos a 01 de janeiro de 2019.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights