Liga dos Bombeiros quer que ambulâncias não fiquem mais de uma hora nas urgências

4 de Novembro 2023

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) propôs hoje ao ministro da Saúde seis medidas “imediatas e excecionais” para minimizar os constrangimentos nas urgências dos hospitais, sugerindo que as ambulâncias não fiquem mais de uma hora nestes serviços.

A LBP enviou por escrito a Manuel Pizarro seis medidas “concretas, imediatas e excecionais para minimizar o que está acontecer com as urgências hospitalares e o socorro pré-hospitalar”, uma vez que há falta de ambulâncias nas corporações dos bombeiros devido ao tempo que um pedido de socorro demora com os atuais constrangimentos nestes serviços.

Uma das medidas proposta é dirigida à direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para que promova “as diligências necessárias no sentido das ambulâncias serem libertadas das urgências hospitalares no mais curto período de tempo”, devendo ser dada prioridade às viaturas dos bombeiros.

Segundo a LBP, as ambulâncias não devem ficar nas urgências mais do que uma hora.

A LBP quer que o INEM promova “de imediato o estabelecimento de mais 90 protocolos PEM (Posto de Emergência Médica) de reforço com as associações humanitárias de bombeiros por um período de 90 dias” e permita a mobilização dos motociclos disponíveis nos bombeiros nas áreas urbanas para melhor prontidão de um meio de socorro junto de quem necessita de ser socorrido.

A Liga defende também que os postos de reserva passem de imediato a PEM para garantir “uma maior disponibilização de meios de socorro diferenciados” e que o INEM dê orientações ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para acelerar o atendimento das equipas das ambulâncias de emergência e informe com celeridade qual o hospital de referência a utilizar.

A LBP propõe ainda que as ambulâncias tipo B (equipadas para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica a doentes urgentes e emergentes) dos corpos de bombeiros possam fazer altas hospitalares, depois de coordenado com o CODU, “diminuindo os custos e os tempos de resposta por parte dos bombeiros, com ganhos de escala e otimização de recursos, contribuindo em especial para libertar mais rapidamente camas de internamento e macas nos serviços de urgência”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses considera ainda que é necessário encontrar um conjunto de soluções temporárias para “minimizar a situação que se está a agravar de dia para dia”.

Mais de 30 hospitais de norte a sul do país estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços devido à dificuldade das administrações completarem as escalas de médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights