SIM admite repensar greve ao trabalho extraordinário

10 de Novembro 2023

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou esta sexta-feira ao nosso jornal que, a partir do momento em que o Governo ficar limitado às funções de gestão, a greve às horas extraordinárias nos Cuidados de Saúde Primários poderá ser repensada.

O secretário-geral do SIM admitiu ver com preocupação a situação de crise política desencadeada nos últimos dias.

O responsável alertou que a crise política “não augura nada de bom para o Serviço Nacional de Saúde, até porque o próximo Governo só vai tomar posse no mês de junho.”

Jorge Roque da Cunha afirmou que o sindicato solicitou hoje, junto do Ministério da Saúde, “uma reunião urgente para tentar que alguns dos problemas, que não foram resolvidos nos 18 meses de processo negocial, possam vir a ser resolvidos.”

“Dada a gravíssima situação que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta é importante que algumas questões sejam ultrapassadas, nomeadamente a questão salarial”, disse. 

Apesar de reconhecer as limitações previstas, o dirigente do Sindicato Independente dos Médicos salientou que, nos próximos dias, tudo farão para “tentar com que se possam ultrapassar alguns dos problemas que não foram ultrapassados durante os oito anos de governação do Partido Socialista.”

Em relação à greve ao trabalho extraordinário nos centros de saúde, o SIM admite que o protesto poderá ser repensado.

“Em relação à greve ao trabalho extraordinário dos Cuidados de Saúde Primários mantemos o protesto. É uma medida que já está a decorrer a uns meses e não encontramos motivos para a fazer cessar. Mas, quando o Governo passar a desempenhar funções meramente de gestão, e deixando, portanto, de haver um interlocutor, iremos repensar essa possibilidade”, revelou.

O SIM enfatizou o papel que os médicos desempenham na saúde em Portugal e apela ao Governo que reconsidere a sua decisão de cancelar a última reunião, permitindo assim o progresso nas negociações, “a bem dos portugueses.”

A constituição determina que, após a sua demissão, o Governo passa a estar limitado à prática dos atos estritamente necessários para a gestão dos negócios públicos.

O primeiro-ministro apresentou esta terça-feira a demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights