Teatro estimula utentes com epilepsia no Hospital de Braga

13 de Novembro 2023

O Serviço de Neurologia do Hospital de Braga dinamizou, nos dias 4 e 11 de novembro, workshops de teatro para utentes com epilepsia, num dos anfiteatros do hospital. O próximo acontece no sábado, dia 18.

A epilepsia, uma doença crónica que se manifesta por crises epiléticas, afeta a área cognitiva, resultando em queixas relacionadas com a memória, e défice de atenção, e a área afetiva, com o aumento do sentimento de ansiedade e a depressão do humor.  

Ao longo de uma hora e meia, os utentes participantes são desafiados a estimular a sua capacidade de atenção e memória, através dos exercícios propostos, promovendo as potencialidades expressivas, seja por meio da voz ou do corpo. 

Desenvolver a criatividade e autoconhecimento são, também, o foco do projeto, que capacitam os participantes para o controlo da sua condição, e aprimoram a imaginação e a criatividade de forma significativa. Ao oferecer um espaço à expressão artística, o projeto permite que os utentes explorem as suas emoções de forma terapêutica, dotando-os de uma maior capacidade de enfrentar os desafios que a epilepsia pode apresentar, diariamente.  

“O projeto promove, acima de tudo, a inclusão, a consciencialização e a autoexpressão, proporcionando um ambiente seguro e adaptado para que as pessoas com epilepsia possam explorar a arte cénica e desafiar estigmas”, refere Célia Machado, coordenadora do projeto e neurologista do Hospital de Braga.   

A iniciativa compreende um conjunto de três workshops de teatro coordenados pela professora Sandra Ribeiro. A próxima sessão decorre no dia 18 de novembro, no anfiteatro 3 do Hospital de Braga.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This