Pombal garante 5,4 milhões de euros para investir na saúde

4 de Dezembro 2023

A Câmara de Pombal anunciou esta segunda-feira que garantiu mais de 5,4 milhões de euros de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investir na saúde.

As candidaturas ao PRR vão permitir a construção de um novo centro de saúde e a ampliação de outro no concelho de Pombal, referiu a autarquia liderada por Pedro Pimpão (PSD).

Segundo um comunicado de imprensa, será construído um novo polo de saúde do Vale do Arunca, abrangendo as freguesias de Almagreira, Pelariga e Redinha, atualmente servidas por três unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

Com um investimento previsto de 1,6 milhões de euros, o local será definido pelas três juntas de freguesia. Este novo polo permitirá melhorar as condições para os profissionais médicos, enfermagem e técnicas, garantindo ainda uma melhor qualidade da resposta assistencial às populações, com mais valências e serviços.

A ampliação do Centro de Saúde de Pombal terá um investimento previsto de 3,5 milhões de euros e visa garantir melhor capacidade de resposta e dignidade aos utentes, face às alterações organizacionais que têm sido implementadas, para além do aumento do número de utentes inscritos nos respetivos ficheiros clínicos.

O Município de Pombal, no distrito de Leiria, salientou que, atualmente, as respostas estão altamente condicionadas, o que impede os profissionais de esgotar a sua capacidade assistencial pelo espaço exíguo que têm ao seu dispor.

A ampliação das instalações do Centro de Saúde de Pombal permitirá, assim, proporcionar melhores serviços de fisioterapia, saúde mental ou de promoção da parentalidade positiva.

As obras contribuirão ainda para poderem ser dadas outras respostas, como consulta de nutrição, pé diabético ou eletrocardiografia.

“Os restantes investimentos a realizar, num valor superior a 325 mil euros, irão incidir em reparações e benfeitorias em 13 extensões de saúde do concelho, verificadas no âmbito de vistorias técnicas realizadas pelo município e pela Administração Regional de Saúde do Centro.

Estas intervenções serão ao nível de reabilitação e remodelação nas salas de espera, gabinetes médicos e de enfermagem, sistemas de climatização e conforto térmico (AVAC), sistemas de segurança contra incêndios, bem como em sistemas de produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ter ou não fazer nada. Eis a questão na IA

Cristina Vaz de Almeida
Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights