IPO do Porto inaugura Espaço Cidadão

15 de Dezembro 2023

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto inaugura esta sexta-feira um Espaço Cidadão para permitir aos utentes e à comunidade em geral aceder a um conjunto de serviços, desde a revalidação da carta de condução à marcação de consultas.

Este novo espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00, e possibilitar a revalidação da carta de condução, a solicitação de nova senha ou de uma caderneta predial junto da autoridade tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, a alteração da morada do cartão de cidadão e a solicitação do cartão europeu de seguro de doença, adianta o IPO do Porto, em comunicado enviado à Lusa.

O Espaço Cidadão vai contar ainda com o Balcão SNS24, um serviço pioneiro em unidades hospitalares, sublinha.

Através do Balcão SNS24, o utente pode efetuar teleconsultas, consultar resultados de exames, marcar e desmarcar consultas, renovar receitas e atualizar dados de saúde, ressalva.

“O Balcão SNS24 facilita e promove o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do SNS, através da criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras”, explica o IPO.

O vogal executivo do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Miguel Ferreira, afirma, citado no comunicado, que estes balcões são um legado da pandemia e uma oportunidade para aprofundar a experiência de colocar no mesmo espaço os serviços digitais disponibilizados pela administração pública no Espaço Cidadão e os serviços de saúde disponibilizados no Balcão SNS24.

Atualmente, estão em funcionamento mais de 800 Espaços Cidadão que disponibilizam cerca de 200 serviços públicos.

O IPO do Porto tem como objetivo servir melhor os seus utentes, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital, por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights