Álvaro Beleza: Salvar o SNS “é possível e faz-se”

18 de Janeiro 2024

Álvaro Beleza acredita no SNS e que é possível salvá-lo. Para o médico, ou acreditamos no que fazemos ou não vale a pena, e salvar o SNS “é possível e faz-se”. Foram palavras proferidas na conferência da Fundação para a Saúde, esta quarta-feira.

“Eu acho que os nossos filhos e netos não nos desculparão se nós não conseguirmos dar ao Serviço Nacional de Saúde a força, a capacidade que ele tem que ter para resolver os desafios que temos pela frente”, afirmou Álvaro Beleza. “Acho mesmo que isso é possível”, acrescentou.

Nisto, o SNS precisa da participação de todos; é preciso acreditar e entusiasmar-se com a possibilidade de o SNS melhorar, defendeu o Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

“Só depende de haver vontade, lideranças e se acreditar nos exemplos. E há vários exemplos de boa gestão com melhoria de cuidados”, e exemplos de como com os mesmos recursos ou até menos se consegue fazer mais, envolvendo os profissionais de saúde, segundo o médico.

Durante o debate, no Grande Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Álvaro Beleza sublinhou que o serviço de saúde público, universal e gratuito permite combater a desigualdade à nascença. Todos têm acesso ao melhor hospital, todos têm acesso ao melhor médico. “É de um avanço civilizacional extraordinário”, “como é também a escola pública”.

Para o médico, o dinheiro dos impostos de todos “tem que ser usado nos serviços públicos”.

“Não é para alimentar tudo, e neste momento nós temos um Estado que alimenta público, privado. Alimenta tudo”, explicou.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This