Mais de 140 sistemas robóticos da Vinci em hospitais da Península Ibérica

5 de Fevereiro 2024

Em 2023, o número de sistemas robóticos da Vinci instalados em hospitais de Portugal e Espanha superou os 140. Este ano, a ABEX Excelência Robótica planeia instalar 25 novos sistemas e aumentar o seu volume de negócios em mais de 8%.

A ABEX Excelência Robótica, que integra o grupo ab médica, tem vindo a registar sólidos níveis de crescimento na sua área de atuação. Atualmente, conta com mais de 140 sistemas robóticos da Vinci instalados no ecossistema hospitalar da Península Ibérica e mais de 100 000 pacientes operados. Em 2023, a empresa registou um aumento do seu volume de negócios superior a 25%.

Com o número de instalações ativas em Portugal e Espanha, foram realizadas mais de 25 000 novas intervenções cirúrgicas com o sistema robótico da Vinci, em 2023, o que representa um aumento superior a 32% em relação às 19 000 efetuadas em 2022. Para além disso, no último ano, a empresa formou mais de 250 cirurgiões, o que eleva o número de especialistas formados para mais de 4 000 e revela, também, um crescimento substancial do seu programa de formação.

Em 2024, a ABEX Excelência Robótica antecipa a continuação desta tendência ascendente. A empresa prevê um crescimento de cerca de 8% da sua faturação, em relação a 2023, e estima um aumento de 18% no número de sistemas robóticos da Vinci instalados, com a ativação de mais de 25 novas unidades. Igualmente em plano está a realização de mais de 30 000 cirurgias com este sistema cirúrgico minimamente invasivo, em hospitais públicos e privados da Península Ibérica, o que representaria um aumento significativo em relação a 2023. A empresa tem, também, o objetivo de formar mais de 300 novos cirurgiões, o que se traduziria num crescimento de cerca de 20% do seu programa de formação.

Para além das evoluções registadas a nível tecnológico e financeiro, a ABEX Excelência Robótica registou, ainda, um crescimento significativo da sua equipa. Em 2023, o número de empregados atingiu as 65 pessoas, num aumento superior a 6% em relação a 2022. Para 2024, espera-se que este número volte a aumentar e supere os 70 funcionários, o que implicaria um crescimento adicional de mais de 7%.

Pablo Díez, Diretor Geral da ABEX Excelência Robótica, destaca o compromisso da empresa com o avanço da medicina: “Estes resultados demonstram não só o nosso foco na inovação e na excelência, mas também a nossa dedicação à melhoria dos cuidados de saúde. Estamos totalmente empenhados em elevar a qualidade dos cuidados médicos prestados aos doentes e em aumentar a eficiência das unidades hospitalares. O nosso objetivo sempre foi, e continuará a ser, sermos pioneiros em tecnologias que transformem a experiência cirúrgica, para ajudar a melhorar a vida das pessoas”.

Desde o início da sua atividade na Península Ibérica, a ABEX Excelência Robótica dedica-se exclusivamente à implementação e desenvolvimento de programas de cirurgia robótica em Portugal e Espanha, com recurso ao sistema robótico da Vinci.

Este sistema é reconhecido pela sua inovação em cirurgia minimamente invasiva, atuando em múltiplas especialidades médicas, incluindo urologia, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia torácica e cirurgia pediátrica, entre outras.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed suspende a venda de 33 medicamentos genéricos em Portugal

Em comunicado enviado ao HealthNews.pt, o Infarmed anunciou a suspensão de 33 medicamentos genéricos no mercado português, após a identificação de não conformidades regulamentares significativas numa inspeção de Boas Práticas Clínicas (BPC) à empresa Synapse Labs Pvt. Ltd, na Índia.

Especialistas discutem morte súbita e doenças raras

Numa mesa-redonda envolvendo dois destacados especialistas, João de Sousa e Luís Brito Avô, a discussão sobre Morte Súbita (MS) e Doenças Raras (DRs) foi marcada por uma análise profunda e relevante para a prática clínica.

Debate sobre doenças hepáticas no 30.º CNMI

No decorrer do 30.º CNMI, Cristiana Batouxas assumiu um papel central na sessão “Caso Clínico com o Perito – Doenças Hepáticas”, proporcionando uma abordagem interativa e informativa sobre temas cruciais relacionados à hipertensão portal clinicamente significativa e à doença hepática crónica avançada (DHC).

O papel integrador do internista no tratamento do AVC

Numa sessão marcada pela reflexão sobre o papel do médico internista no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Helena Vilaça, palestrante destacada, enfatizou a importância de uma abordagem integradora e proativa no cuidado a esta condição neurológica.

A importância da vacina de dose elevada para populações vulneráveis

Durante o 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), Bruno Almeida apresentou a palestra intitulada “Proteção para além da gripe: solução para as populações mais vulneráveis”. A sessão teve como principal objetivo discutir a eficácia e segurança da vacina de dose elevada para a influenza e a sua importância para populações vulneráveis, comparando-a com a vacina de dose standard.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights