Enfarte agudo de miocárdio: Especialistas alertam para importância do diagnóstico e tratamento atempado

9 de Fevereiro 2024

No âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lança um alerta sobre a importância do diagnóstico e tratamento do enfarte agudo de miocárdio.

A iniciativa, integrada na Campanha Cada Segundo Conta, visa alertar a população para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce desta doença.

Citada em comunicado, Rita Calé Theotónio, presidente da APIC salienta: “Com esta iniciativa pretendemos reforçar a consciencialização para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio.”

“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo, pelo que é primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível, após o início dos sintomas. Além disso, queremos que as pessoas saibam que a Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica estão a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, de forma a assegurar o tratamento, por angioplastia primária, de doentes com enfarte agudo do miocárdio”, acrescentou.

De acordo com João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta (APIC), “após serem identificados os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, o mais importante é atuar com a rapidez necessária. Atualmente, existem 23 hospitais públicos que integram a Via Verde Coronária. É preciso alertar a população de que não devem ter medo de pedir ajuda. Quando não tratado, o enfarte agudo do miocárdio pode trazer consequências graves para a saúde ou ser, até, fatal. É importante não adiar o tratamento”.

“Os sintomas mais comuns de enfarte agudo do miocárdio são a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância”, acrescenta médico cardiologista.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.

Para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights