Sociedade Portuguesa de Cardiologia oferece rastreios no Dia Mundial do Coração

29 de Setembro 2020

No Dia Mundial do Coração, a Sociedade Portuguesa de Cariologia (SPC) e a Amgen Biofarmacêutica vão estar a realizar rastreios gratuitos no centro comercial Alegro Alfragide. A iniciativa dura até dia 4 de outubro.

A ação de sensibilização surge no âmbito do Dia Mundial do Coração e está integrada na campanha com o tema “Enfarte: o Colesterol pode dar o alerta”, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do colesterol nas doenças cardiovasculares.

Para além dos rastreios gratuitos, que medem o colesterol e outros parâmetros que podem contribuir para o risco cardiovascular – como o cálculo do IMC, a verificação do perímetro abdominal, etc  –, será possível consultar a infraestrutura em forma de artéria gigante na praça centra do Alegro Alfragide, com informações sobre o efeito do colesterol na saúde cardiovascular.

A par com a ação de sensibilização no centro comercial Alegro Alfragide, a SPC vai lançar ainda uma campanha digital com a participação de vários influencers e em parceria com os Cinemas NOS, que dura de 1 a 7 de outubro.  Esta campanha visa a importância de vigiar os níveis de colesterol, a saúde cardiovascular e prevenir estas patologias através da adoção de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

“Segundo dados do Ministério da Saúde 63,3% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam níveis elevados de colesterol. Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,5% das mortes, sendo que o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia. Ter o colesterol muito elevado pode significar estar em risco iminente de sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC)”, alerta o Dr. Vitor Gil, presidente da SPC.

“O colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Quando ocorrem desequilíbrios entre os níveis dos dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, dá-se a acumulação de depósitos de gordura nas artérias, o que, ao longo do tempo, leva ao seu progressivo estreitamento resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo, originando doença cardíaca ou cerebral”, salienta.

 

PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights