Almada distribui ‘kits’ gratuitos de higiene menstrual pelas escolas do concelho

22 de Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, está a distribuir ‘kits’ de higiene menstrual, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho, concretizando assim uma das recomendações do Conselho Municipal da Juventude, foi hoje anunciado.

Segundo o vereador Filipe Pacheco, citado num comunicado da autarquia, a medida visa atacar “o problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente”.

Quase 40 alunas receberam os primeiros ‘kits’ numa primeira ação realizada na Escola Básica da Costa da Caparica, prevendo a autarquia alargar a medida a cerca de 900 estudantes, do 7.º ao 12.º anos.

Cada ‘kit’ é composto por uma bolsa com dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual, produtos adquiridos pela Câmara Municipal de Almada.

A ideia surgiu na sequência de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Juventude de Almada (CMJA).

A autarquia refere que pretende combater um fenómeno retratado num estudo divulgado pelo jornal Expresso, de que 12% das raparigas inquiridas admitiram já ter faltado às aulas por não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual.

Numa primeira fase, a medida prevê alcançar apenas 10% do universo das estudantes de Almada, avaliando então o impacto da medida proposta pelos jovens com assento no CMJA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Sofia Lopes: “Há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar”

Descontente e crítica do mandato até agora feito pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana Sofia Lopes apresenta-se como a candidata da mudança. Em entrevista ao HealthNews, afirma que é preciso “pugnar por uma OMD credível, inclusiva e acessível a todos os Médicos Dentistas”. De acordo com Ana Sofia Lopes “há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar e descartados por quem os devia aproveitar”.

Miguel Pavão: “Fui o orquestrador do processo de transformação da profissão dos dentistas”

O atual bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, volta a concorrer para a liderança da instituição. Em entrevista ao HealthNews, promete um “mandato de continuidade renovada”, garantindo que quer de fazer mais e melhor pela profissão. “Sinto que se saísse agora seria um ciclo que ficava a meio. Há pretenções e objetivos que ainda pretendo alcançar”, revelou. Os médicos dentistas vão a votos nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights