De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 38% da população tem excesso de peso e 14% sofre de obesidade.
“Obesidade na 1.ª pessoa” é o mote para este primeiro workshop, organizado pela Medici, que terá como anfitrião o Prof. Doutor Gil Faria, médico com mais de 20 anos de prática e que se tem dedicado e estudado a doença da obesidade, sobretudo na última década. O profissional tem mais de 30 artigos científicos redigidos sobre o tema e fez já cerca de 5.500 cirurgias bariátricas em Portugal, tendo sido o primeiro cirurgião português a realizar cirurgias para o tratamento da obesidade em ambulatório, na Península Ibérica, quer sleeve gástrico, em 2021, como bypass gástrico, em 2023.
A iniciativa contará também com dois testemunhos de pacientes já operados, que lutam diariamente contra a obesidade e pretendem, com a sua história, incentivar e inspirar outros doentes que tenham receios ou não tenham ainda procurado ajuda médica. O reputado Chef Álvaro Costa vai dinamizar o workshop com um show cooking, para demonstrar que é possível comer bem, saudável e com alternativas de fácil digestão, tal como exige o período pós-cirurgia.
“Decidimos organizar este evento com o intuito de chegar a um público mais alargado que sofre em silêncio com esta doença e que vive, muitas vezes, rodeado de tabus e preconceitos.”, refere Gil Faria. E acrescenta ainda que “no nosso dia a dia percebemos, em contexto de consulta, que existem inúmeras dúvidas sobre a doença da Obesidade, assim como em relação aos tratamentos existentes para combater esta patologia, designadamente a cirurgia bariátrica, que é uma intervenção médica, felizmente, cada vez mais segura e menos invasiva, e com excelentes resultados a médio e longo prazo”, salienta o cirurgião especialista em obesidade e metabolismo, que é também professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), investigador e coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde.
A iniciativa está agendada para as 18h30, no dia 4 de março, e terá lugar na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (Rua Delfim Maia, 405 – Porto). A participação é aberta ao público e gratuita, mas tem lugares limitados, pelo que carece de inscrição prévia através do e-mail geral@medici.pt.
PR/NR/HN
0 Comments