Festival Mental arranca hoje em Lisboa para “promover a visibilidade da saúde mental”

30 de Setembro 2020

O Festival Mental, que, através de cinema, música, dança, teatro, literatura, debates e conversas temáticas, pretende “promover a visibilidade da saúde mental”, começa esta quarta-feira, em Lisboa, prolongando-se até 09 de outubro.

Na 4.ª edição, o Festival Mental quer, segundo a organização, continuar a “promover a visibilidade da saúde mental” junto do público em geral. “Necessidade” que este ano se torna “ainda mais urgente garantir”, assim como “a acessibilidade à cultura”.

O festival arranca hoje com um debate subordinado ao tema “Pandemia: do real ao digital”, que tem um painel de “convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo”, num evento aberto às questões do público.

O stress pós-traumático, por sua vez, é uma condição em destaque nas ‘M-Talks’, uma série de painéis temáticos sobre assuntos relacionados com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem.

“Uma infeliz urgência num ano de pandemia e totalmente atípico”, destaca a organização do Festival Mental sobre esta condição. Nas ‘M-Talks’ serão ainda abordados temas como a ansiedade e a toxicodependência.

As crianças serão convidadas a participar no festival, “porque falar de saúde mental é também para os mais pequenos”, através das sessões “Mental Júnior”, que incluem uma sessão de ioga para crianças e cinema temático com a projeção de uma curta e uma longa-metragem.

O M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens integra na programação do festival um conjunto de 19 filmes de vários países, entre os quais Portugal, Estados Unidos, Argélia, Japão e Austrália, que têm em comum a temática relacionada com a saúde mental.

Os filmes serão exibidos no Cinema São Jorge, enquanto o livro com a chancela Festival Mental será lançado no Espaço Atmosfera M. Na Fábrica Braço de Prata acontece a rubrica “My Story My Song”, parte musical do festival.

O objetivo do festival, que teve a primeira edição em 2017, é trazer o tema da saúde mental para a discussão pública e diminuir o estigma que envolve este tema, através de uma série de eventos integrados em várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas.

Toda a programação pode ser consultada Aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights