VoiceMED: Faculdade de Medicina de Coimbra lançou ferramenta de comunicação há 7 anos

18 de Março 2024

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) lançou a 50.ª edição comemorativa da newsletter VoiceMED. Além dos mais recentes trabalhos dos investigadores da FMUC, reúne também testemunhos e mensagens de vários médicos e outras personalidades do país.

Fausto Pinto (médico e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), Filipe Froes (médico e coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos do Hospital Pulido Valente e do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos), Amílcar Falcão (reitor da Universidade de Coimbra), Cristina Vaz de Almeida (presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde) e José Luís Marques (diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) são alguns dos nomes que deixaram o seu agradecimento à VoiceMED.

Com mais de 10 mil subscritores, a newsletter foi criada por Henrique Girão em 2017 para dar voz a estudantes, técnicos, docentes e investigadores da mais antiga escola de medicina de Portugal.

Henrique Girão, diretor do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra e subdiretor para a Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da FMUC, faz um balanço positivo: “Não podemos planear o futuro sem conhecer o passado, por isso a VoiceMED deu voz a tantos que ajudaram a construir a FMUC, para que os mais novos, ao ouvi-los, se sintam mais inspirados e confiantes no futuro. Ouvimos toda a faculdade para mostrar do que somos feitos, o que nos distingue, o que nos motiva, o que nos emociona, porque queremos orgulhosamente estar aqui. Damos palco às conquistas alcançadas, e acredito que contribuímos também para uma sociedade mais informada e esperançosa. Passaram já 50 edições, mas devido à grandeza da FMUC, este é um caminho que só agora começa, pois muito há ainda por contar”.

A VoiceMED conta ainda com uma extensa lista de entrevistas ao longo de sete anos, que inclui personalidades como Tedros Adhanom Ghebreyesus (diretor da Organização Mundial da Saúde), Magda Robalo (ex-ministra da Saúde da Guiné-Bissau), Helena Freitas (detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável), Filipe Albuquerque (piloto de automóveis), Manuel Sobrinho Simões (presidente do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos) e Catarina Resende de Oliveira (neurologista e cientista).

A FMUC convida à subscrição gratuita da VoiceMED, onde também é possível consultar o arquivo das edições anteriores, em https://www.uc.pt/fmuc/voicemed/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights