Sindicato Nacional dos Enfermeiros felicita Luís Montenegro pela indigitação

21 de Março 2024

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros, tendo felicitado Luís Montenegro pela indigitação como primeiro-ministro, disse que espera "orientações claras e inequívocas" de que é preciso concluir o processo negocial do Acordo Coletivo de Trabalho Global e o esforço de valorização dos enfermeiros.

Em comunicado de imprensa, o sindicato coloca o foco em três “vertentes essenciais”. São elas: os governos anteriores e o anterior primeiro-ministro não derem início ao processo negocial do Acordo Coletivo de Trabalho Global aplicável aos enfermeiros (que incluía a revisão da tabela salarial); a necessidade de privilegiar o diálogo social; o SNE – Sindicato Nacional dos Enfermeiros reforçou junto de Luís Montenegro que a maioria das reivindicações dos enfermeiros se relacionam com a defesa da qualidade da enfermagem e do acesso dos doentes a cuidados de saúde em tempo útil e de qualidade.

Relativamente ao último ponto, lê-se no comunicado de imprensa do SNE: “Por isso, temos defendido publicamente condições de trabalho dignas, sendo que a revisão da tabela salarial dos Enfermeiros tem prioridade máxima, assim como defendemos uma participação em todos os processos que envolver o planeamento e organização do serviço público, uma política correta de gestão de recursos humanos que valorize a opção dos Enfermeiros pelo SNS, e o aumento da capacidade de resposta, desde os Cuidados de Saúde Primários, passando pelos Internamentos hospitalares, Serviços de Urgência, Blocos Operatórios e pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”. O sindicato espera que o primeiro-ministro “dê orientações claras e inequívocas de que é preciso concluir este processo negocial (ACT Global aplicável aos Enfermeiros no SNS) e o esforço de valorização dos Enfermeiros (revisão da tabela salarial como muito importante e urgente)”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights