“Ai se ele cai”: ULS de Braga lança videoclip para prevenir quedas

21 de Março 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULSB) lançou um vídeo de sensibilização para a prevenção de quedas em contexto hospitalar. O videoclip, intitulado "Ai se ele cai", visa consciencializar os utentes, seus familiares/cuidadores e profissionais de saúde para a importância da prevenção daquela que é uma das principais causas dos eventos notificados a nível mundial.

O vídeo, com a duração de cerca de 3 minutos, é uma adaptação da música da banda portuguesa Xutos & Pontapés, cuja letra foi reescrita, com uma linguagem simples e acessível a todos, de forma a abordar a temática da prevenção das quedas em ambiente hospitalar.

A produção contou com a colaboração de um grupo de teatro local, que mostrou diferentes situações em que o doente descura as medidas de prevenção de quedas, como a utilização de calçado adequado, a realização de determinadas tarefas sem pedir auxílio aos profissionais de saúde ou a acessibilidade aos seus bens pessoais, levando à sua queda. O vídeo espelha a mudança de comportamento do utente, que começa a adotar as medidas de segurança. A ideia original surgiu de uma parceria entre o Gabinete de Gestão do Risco e o Serviço de Cardiologia da ULS de Braga.

A prevenção de quedas tem sido uma área de preocupação da ULS de Braga, e em particular do Gabinete de Gestão do Risco, que tem vindo a implementar diferentes estratégias para a sua prevenção, desde dispositivos para a prevenção de quedas, formação aos profissionais de saúde e auditorias. A ULS de Braga foi, inclusive, a primeira unidade de saúde em Portugal a introduzir meias antiderrapantes, como medida de prevenção de quedas. A crescente tendência destes indicadores despoletou a criação desta nova estratégia para fazer chegar a mensagem a todos.

A DGS assume como prioridade a prevenção de danos provocados por quedas em pessoas idosas, no âmbito da saúde pública. As quedas são uma das principais causas para o internamento hospitalar do idoso, sendo a segunda principal causa de mortes acidentais ou não intencionais, em todo o mundo.

Na ULS de Braga, 31% dos eventos notificados estão relacionados com quedas. Em Portugal, segundo os dados do sistema nacional de notificação de incidentes, cerca de 21% do total de casos notificados são incidentes relacionados com quedas. Estima-se que, a nível mundial, entre 28% e 35% das pessoas com mais de 65 anos sofram pelo menos uma queda por ano, percentagem que aumenta para 32% a 42% em pessoas com mais de 70 anos.

“A ULS de Braga acredita que este vídeo, pela sua originalidade e mensagem clara, poderá contribuir para a consciencialização para a importância da prevenção de quedas em contexto hospitalar, reforçando o compromisso da instituição com a segurança dos seus utentes”, afirma Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco da ULS de Braga.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This