Os áudios vão estar disponíveis nas várias plataformas de podcast, como o Spotify. Esta iniciativa surge no âmbito do Mês da Consciencialização para o Cancro Colorretal, que se assinala em março, com o objetivo de esclarecer a população sobre diversos temas, como o cancro colorretal, o cancro no estômago, a doença de refluxo gastroesofágico, entre outros.
Susana Lopes, presidente da SPED, explica: “Queremos, de uma forma simples e didática, responder a dúvidas e promover a informação através de conteúdos áudio, que podem ser escutados em qualquer lugar e momento do dia”.
E acrescenta: “A SPED pretende contribuir para a literacia em saúde da população. Neste sentido, é de forma clara, e sem estigmas, que a população poderá ouvir os especialistas da área a falar de doenças, sintomas, fatores de risco, tratamentos, mas também de formas de prevenção e estratégias para promover a saúde digestiva.”
O primeiro episódio do podcast “Endoscopicamente falando” é subordinado ao tema “A importância do rastreio do Cancro Colorretal” e conta com a participação de Catarina Fidalgo, médica gastrenterologista do Hospital Beatriz Ângelo, e Sónia Araújo, apresentadora na RTP.
Numa fase inicial, o cancro colorretal pode não causar sintomas, o que realça a importância do rastreio. Quando a doença causa sintomas, os mais frequentes são: perda de sangue nas fezes; alteração prolongada do padrão habitual do funcionamento do seu intestino; dor abdominal; fadiga; perda inexplicável de peso.
PR/HN
0 Comments