Escultura de homenagem a Garcia d´Orta inaugurada este mês em Marvão

3 de Abril 2024

Uma escultura de homenagem a Garcia d´Orta, feita de sete peças em ferro e mármore, da autoria de Maria Leal da Costa, vai ser inaugurada no Parque de Esculturas de Marvão (Portalegre), no dia 10.

A inauguração da obra de arte, intitulada Herbário de Garcia d’Orta, está marcada para as 15:30, na Quinta do Barrieiro, espaço onde se encontra instalado o Parque de Esculturas de Marvão.

A escultura integra sete peças, tendo a maior 3,5 metros de altura e quatro metros de largura, explicou hoje à agência Lusa a artista Maria Leal da Costa.

O Parque de Esculturas de Marvão, situado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, “foi inaugurado há oito anos” e é composto, na sua maioria, por criações da escultora Maria Leal da Costa, mas também de outros artistas portugueses e espanhóis.

“É um parque que tem esculturas temáticas, que tem sempre obras a inaugurar e esta, dedicada a Garcia d´Orta (1501-1568), está relacionada com uma outra que foi inaugurada em Castelo de Vide”, sobre os 450 anos da morte do médico e botânico renascentista, explicou.

O Herbário de Garcia d’Orta é um conjunto escultórico concebido no âmbito do projeto “Entre Diálogos – Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”, em colaboração com a Associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.

Segundo a escultora, a nova criação representa três folhas em ferro e três flores alegóricas, a flor do conhecimento, a flor da coragem e a flor da persistência.

Estas visam “ilustrar qualidades subjacentes” à demanda humana e científica prosseguida por Garcia d’Orta, no decurso de uma vida marcada pelas viagens e pelo estudo, disse.

A conceção e implantação da escultura no parque constituem “um tributo à figura ímpar” deste médico e botânico, nascido em Castelo de Vide, no seio de uma família judaica.

Com a obra, é dada, assim, continuidade ao projeto de evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta, após a inauguração, em 2019, em Castelo de Vide, da escultura designada como Colóquios dos Simples, também da autoria de Maria Leal da Costa.

Após a cerimónia de inauguração marcada para o próximo dia 10, vai ser servido um chá, denominado por “O Ervas”, em homenagem à vida e obra do médico e botânico renascentista.

“Como Garcia d´Orta foi um médico que trouxe ervas da Índia, para curar as doenças daquela altura, a ideia é servir um chá com ervas às pessoas que vierem à inauguração da escultura”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This