Livro “Saúde em Portugal: Pensar o Futuro – 50 Anos de Democracia, 45 Anos de SNS” será lançado amanhã

15 de Abril 2024

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Editora d´Ideias lançam esta terça-feira (16 de abril), às 18h, o livro "Saúde em Portugal: Pensar o Futuro - 50 Anos de Democracia, 45 Anos de SNS", coordenado por Adalberto Campos Fernandes e com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.

O evento terá lugar no Grande Auditório João Lobo Antunes, Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e será apresentado por Luís Marques Mendes e João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da FMUL, contando com a presença de diversos autores.

“Esta obra não é apenas uma reflexão académica, é um manifesto de compromisso cívico para a construção de um Portugal melhor”, afirma Adalberto Campos Fernandes, coordenador do livro. Já o Presidente da República realça no prefácio que este livro “não se trata de um manifesto, nem de um programa político, nem de uma proposta científica ou técnica homogénea, nem de uma plataforma de intervenções, a curto, médio ou longo prazo. Trata-se de algo muito diverso e muito mais estimulante.”

A obra conta com os contributos de 25 figuras proeminentes de vários quadrantes da sociedade, nomeadamente: Adalberto Campos Fernandes, André G. Dias Pereira e Rui M. Prista Cascão, António Sales, António Saraiva, Couto dos Santos, Cristina Vaz de Almeida, Eurico Castro Alves, Fausto Pinto, Fernando Araújo, et al, Francisco Velez Roxo, Germano de Sousa, Helena Canhão, Hélia Gonçalves Pereira, João Eurico Cabral da Fonseca, José Fernandes e Fernandes, José Mendes Ribeiro, Judite Sousa, Manuel Lemos, Maria de Belém Roseira, Maria do Céu Machado, Miguel Guimarães, Pedro Serra Pinto, Pimenta Marinho, Sara Cerdas e Sónia Dias.

O título, “Saúde em Portugal: Pensar o Futuro”, sugere uma abordagem focada na antecipação e preparação para os desafios futuros, mas o livro vai além disso. A obra reflete sobre os 50 anos do 25 de Abril, marco histórico que deu origem ao atual Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao mesmo tempo que analisa criticamente o presente, e aponta caminhos para o futuro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

MAIS LIDAS

Share This