Desporto junta mais de mil seniores portugueses e espanhóis na Guarda

16 de Maio 2024

Mais de mil portugueses e espanhóis estão hoje na Guarda no Encontro de Desporto Ibérico Sénior, iniciativa que promove a prática desportiva nos mais velhos e a partilha de experiências entre os participantes dos dois países.

A cidade recebe grupos dos concelhos da Guarda, de Sernancelhe, Oliveira do Hospital, Carregal do Sal, Gouveia, Belmonte, Nelas, Mangualde, Constância, Castro Daire, São Pedro do Sul, Mortágua, Freixo de Espada à Cinta e Ciudad Rodrigo (Espanha).

O evento promovido pela Câmara Municipal é realizado no âmbito do programa Guarda + 65, que integra uma rede intermunicipal de desporto sénior.

“A iniciativa vai ao encontro das políticas de promoção de envelhecimento saudável no concelho e pretende também fomentar a partilha de experiências e o convívio entre os participantes através da atividade física”, realçou à agência Lusa Alexandra Fonseca, coordenadora do programa Guarda + 65.

A responsável apontou que a proximidade da Guarda com Espanha permitiu a presença de grupos do outro lado da fronteira.

O encontro tem ainda uma vertente de promoção do território, através do património e da gastronomia local.

Durante a manhã, além dos momentos de atividade física, os participantes visitaram a Sé Catedral e tiveram como anfitrião o Bispo da Guarda D. Manuel Felício, e, durante a tarde, o programa inclui um mercadinho de produtos endógenos.

O grupo de Ciudad Rodrigo foi um dos mais animados: a associação de mulheres “Amanecer” participa no encontro com cerca de 40 elementos.

A presidente da associação, Carmen Baz, apontou à Lusa que a estrutura tem cerca de 180 mulheres associadas que participam em diversas atividades desde a atividade física, à pintura, ao teatro e dança.

“Somos muito ativas e colaborativas”, sustentou.

Do concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, surgiu um grupo de 40 cidadãos da comunidade e integrados em respostas sociais.

“São três grupos diferentes que se juntam para fazer exercício físico. São projetos das freguesias e das IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] que a Câmara Municipal também apoia”, apontou Ana Rodrigues, técnica da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, a iniciativa deve servir de “inspiração para todos, para o país e também para os políticos para que saiam do sedentarismo diário”.

O autarca realçou a importância da atividade física para uma vida com mais qualidade e defendeu ser necessário dar condições aos seniores para que semanalmente se possam manter ativos.

O programa Guarda + 65 conta com cerca de 900 pessoas inscritas a praticar atividade física semanalmente. A coordenadora do projeto realçou a importância das atividades para manter os seniores fisicamente ativos, mas também para a interação social.

Alexandra Fonseca apontou que o programa, que existe desde 2010, promove um conjunto diversificado de iniciativas e que semanalmente dinamiza aulas nas freguesias rurais.

“A ideia é chamar mais pessoas com mais de 65 anos a praticar atividade e no sentido de promoção do envelhecimento saudável”, frisou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Marcelo espera que SNS funcione bem durante o verão

O Presidente da República considerou hoje necessário que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) funcione bem durante o verão, mas também nas outras épocas do ano, porque a sua cobertura é indispensável.

OMD atribui bolsas de formação Professor João F. C. Carvalho

Este ano, o júri elegeu as candidaturas de Ana Santos Alves (Doutoramento em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária do Porto da Universidade do Porto), Ana Margarida Rodrigues (Curso de Especialização em Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Diana Augusto (Curso de Especialização em Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), num total de 28 candidaturas recebidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights