Técnicas de Machine Learning reduzem falsas previsões de crises de epilepsia

15 de Julho 2024

Um estudo inovador conduzido pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) confirmou que técnicas de Transfer Learning (TL) podem reduzir significativamente o número de falsas previsões de crises epiléticas.

A pesquisa destaca que essas técnicas mantêm a mesma capacidade de previsão dos modelos de Machine Learning (ML).

A investigação, realizada no âmbito do projeto “RECoD-Towards Realistic Epileptic Seizure Prediction: dealing with long-term concept drifts and data-labeling uncertainty”, está documentada na revista “Scientific Reports”.

O TL é uma técnica de ML onde um modelo pré-treinado numa tarefa é ajustado para desempenhar uma nova tarefa relacionada. Normalmente, treinar um novo modelo de ML requer muito tempo, uma grande quantidade de dados e considerável poder computacional. Com TL, modelos existentes são reconfigurados para novas tarefas utilizando dados atualizados, tornando o processo mais eficiente.

César Teixeira (na imagem), docente do DEI e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), explicou: “Este artigo apresenta uma abordagem de TL para desenvolver modelos personalizados de previsão de crises epiléticas, criados individualmente para cada paciente utilizando Redes Neurais Profundas (DNNs). O modelo baseou-se em dados de 40 pacientes da base de dados EPILEPSIAE, e foi posteriormente utilizado para otimizar preditores para novos doentes.”

Segundo Teixeira, “os resultados mostraram que o desenvolvimento por TL permite obter cerca de quatro vezes menos falsos alarmes, mantendo a mesma capacidade de prever crises, comparado com modelos treinados do zero. Assim, concluímos que é possível superar limitações induzidas pelo baixo número de crises utilizando estas técnicas.”

Além do modelo de TL, o projeto RECoD também contribuiu para o desenvolvimento de abordagens não-supervisionadas na deteção de estados pré-crise e na interpretação e explicação de preditores de crises epiléticas.

O consórcio do projeto incluiu a FCTUC, a Universitätsklinikum Freiburg (UKFR) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O artigo científico “Addressing data limitations in seizure prediction through transfer learning” está disponível para consulta aqui.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights