O Programa de Apoios à Investigação Científica, criado em 1994, visa estimular pesquisas centradas no estudo do ser humano saudável, com um destaque especial para áreas menos exploradas mas com grande potencial de análise científica. “Nos últimos 30 anos, temos apoiado de forma continuada a investigação desenvolvida nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. O nosso objetivo é continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício evidente para a saúde e o bem-estar das pessoas,” afirma Luís Portela, presidente da Fundação BIAL.
Ao longo das suas 15 edições, o programa já financiou 865 projetos, envolvendo 1702 investigadores oriundos de 30 países. Estes projetos culminaram na publicação de 2457 artigos, dos quais 1957 em revistas indexadas e 1718 em revistas com um fator de impacto médio de 4.2, sendo que 383 desses artigos foram publicados em revistas com um fator de impacto igual ou superior a 5. Os resultados até fevereiro de 2024 indicam um total de 45.764 citações, com 591 publicações citadas mais de 20 vezes.
Os interessados podem aceder ao regulamento e à documentação necessária para a candidatura no site oficial da Fundação BIAL, em www.bialfoundation.com.
NR/PR/HN
0 Comments