Linha SNS Grávida atendeu 24.901 chamadas desde junho

30 de Agosto 2024

A Linha SNS Grávida atendeu nos primeiros três meses de funcionamento 24.901 utentes, das quais 17.317 foram encaminhadas para um serviço de urgência, informaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

“Entre 01 de junho e 28 de agosto, a Linha SNS Grávida (SNS 24) atendeu 24.901 chamadas”, indicaram os SPMS, em resposta à agência Lusa, adiantando que do total de triagens feitas, 3.566 grávidas foram aconselhadas a ficar em autocuidados, 3.586 foram referenciadas para os cuidados de saúde primários, 17.317 para os cuidados de saúde hospitalares e 432 para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A Linha SNS Grávida – acessível através do mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24) – é uma medida do Plano de Emergência e de Transformação da Saúde, que facilita a resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no SNS.

Através deste contacto com a Linha SNS Grávida, a utente é imediatamente encaminhada para o serviço mais próximo da sua área de residência.

A Linha SNS Grávida está disponível desde o dia 01 de junho.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This