Prémio Maria de Sousa distingue jovens investigadores em ciências da saúde

4 de Outubro 2024

Realiza-se no dia 9 de outubro a cerimónia de entrega da 4a edição do Prémio Maria de Sousa, que distingue jovens investigadores portugueses em ciências da saúde, com apoio até 150 mil euros para projetos de investigação.

A cerimónia de entrega da 4a edição do Prémio Maria de Sousa terá lugar no próximo dia 9 de outubro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A iniciativa é promovida conjuntamente pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL, e conta com a presença de várias individualidades, incluindo o Primeiro-Ministro, António Costa.

O Prémio Maria de Sousa, com um valor total até 150 mil euros, visa distinguir e apoiar jovens investigadores portugueses em ciências da saúde, até aos 35 anos, nos seus projetos científicos.

Os laureados recebem financiamento e realizam obrigatoriamente um estágio num centro de investigação internacional de referência.

Criado em homenagem à cientista Maria de Sousa, o prémio na área da saúde pretende incentivar novos talentos nacionais a desenvolver trabalho de excelência, à imagem da investigadora que dá nome ao galardão.

Os projetos vencedores deste ano foram selecionados por um júri liderado pelo neurocientista Rui Costa, que dirige o Instituto Allen nos Estados Unidos.

O evento antecede uma conferência alusiva aos 30 anos da Fundação BIAL, que contará com uma apresentação dos neurocientistas António e Hanna Damásio.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This