Metade dos trabalhadores em risco de burnout, inclusão é a chave

8 de Outubro 2024

Estudo da BCG revela que 48% dos profissionais globais enfrentam esgotamento. A inclusão no ambiente de trabalho pode reduzir o risco para metade, sendo crucial para combater o burnout e aumentar a produtividade.

Um novo estudo da Boston Consulting Group (BCG) revela que quase metade dos profissionais a nível global está em risco de esgotamento, destacando a inclusão no local de trabalho como uma solução potencial para este problema crescente.

O relatório “Four Keys to Boosting Inclusion and Beating Burnout” mostra que 48% dos trabalhadores em todo o mundo lutam contra o burnout. Surpreendentemente, o estudo estabelece uma forte ligação entre a perceção de inclusão e o risco de esgotamento: quando os colaboradores se sentem incluídos, o risco de burnout cai de 63% para 31%.

Manuel Luiz, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, salienta a importância de estratégias de inclusão e benefícios personalizados para manter uma força de trabalho saudável e produtiva. O estudo revela que certos grupos, incluindo mulheres, membros da comunidade LGBTQ+, pessoas com deficiência e trabalhadores da linha da frente, apresentam um risco 26% maior de esgotamento.

Para combater este problema, a BCG recomenda três estratégias principais:

Conhecer os colaboradores e desenvolver benefícios adequados às suas necessidades.
Apostar em líderes que promovam um bom ambiente profissional.
Criar processos transparentes para promover oportunidades justas e igualitárias.
O estudo, baseado num inquérito a cerca de 11.000 profissionais em empresas com 500 ou mais colaboradores, demonstra que a inclusão não é apenas uma questão de equidade, mas também uma ferramenta crucial para o bem-estar dos trabalhadores e o sucesso das empresas. Ao implementar estas estratégias, as organizações podem reduzir significativamente o risco de burnout, aumentar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, melhorar a produtividade e a retenção de talentos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This