Numa conferência de imprensa, em Santarém, o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários, João Soares Ferreira, explicou que a partir de hoje todos os utentes da ULS devem ligar para a linha SNS24 antes de se dirigirem às urgências, para garantir que “recebem o aconselhamento adequado e a referenciação mais apropriada ao seu estado de saúde, salvo em situações de risco de vida, em que deve ser contactado o 112”.
Segundo informação distribuída à comunicação social pela unidade de saúde, após o utente ligar para o SNS24, o enfermeiro “avaliará a situação e poderá encaminhar o utente para autocuidados, para os cuidados de saúde primários ou, em situações mais graves, para o hospital, acionando o INEM em casos de emergência”.
“Se for necessário acompanhamento médico, o SNS24 pode marcar uma consulta, para o próprio dia ou para o dia seguinte, na unidade de cuidados de saúde primários. Deste modo, os utentes terminam o contacto telefónico com data e hora marcados e são evitadas deslocações”, refere a nota.
De acordo com a administração, o projeto vai permitir reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência e servir os utentes de “forma mais atempada e eficiente”.
Trata-se de uma “iniciativa estratégica” para garantir que os serviços de urgência estão reservados para as situações mais graves, enquanto “os casos de menor gravidade são atendidos nos locais mais apropriados, como as unidades de saúde familiar ou serviços de atendimento complementar”.
No que se refere aos cuidados de saúde primários, referiu o diretor clínico, o projeto vai “aumentar a cobertura de utentes com médico de família”, bem como “reorganizar a gestão e atendimento dos utentes sem médico de família” e ainda “melhorar a organização e gestão dos circuitos de atendimento da doença aguda”.
Já no que à área hospitalar diz respeito, pretende-se melhorar a comunicação “entre os médicos de família e os médicos da área hospitalar na referenciação de utentes que necessitem de cuidados urgentes”, e será possível referenciar, com agendamento de consulta nos cuidados de saúde primários, os utentes triados como verdes ou azuis, garantindo uma “resposta adequada, no local e tempo adequados”.
Com esta nova forma de sinalizar e encaminhar doentes, a ULS espera reduzir a afluência ao Serviço de Urgência “entre os 50 e 70 episódios por dia”.
Questionado sobre a necessidade de reforçar os meios nos cuidados de saúde primários e nos serviços de atendimento complementares, que vão passar a receber mais utentes, João Soares Ferreira referiu que se espera “aumentar” e “alargar” estes serviços.
Aos sábados, domingos e feriados, as consultas terão lugar nos serviços de atendimento complementar da ULS Lezíria, que funcionam em Santarém, Cartaxo, Rio Maior e Coruche.
Na eventualidade de os centros de saúde não terem vagas suficientes, o doente é encaminhado para o hospital.
Nos casos em que os doentes ligam para o SNS24 e os centros de saúde se encontram encerrados, o doente receberá o agendamento para a manhã seguinte, com o horário confirmado.
A ULS Lezíria, que é a quinta unidade do país a implementar o “Ligue Antes, Salve Vidas”, disse ainda o projeto será “amplamente divulgado” com o objetivo “de sensibilizar a população para a importância do contacto prévio com o SNS24”.
LUSA/HN
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