Petição de enfermeiros do HFF apela para a necessidade urgente de valorização profissional

5 de Novembro 2024

O HealthNews teve acesso a uma carta que circula entre os profissionais de saúde do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (HFF), onde os enfermeiros expressam a sua profunda preocupação relativamente ao facto […]

O HealthNews teve acesso a uma carta que circula entre os profissionais de saúde do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (HFF), onde os enfermeiros expressam a sua profunda preocupação relativamente ao facto de a alteração ao Decreto-Lei n.º 247/2009, de 22 de setembro, ao Decreto-Lei n.º 248/2009, de 22 de setembro, e à estrutura remuneratória da carreira especial de enfermagem, do Decreto-Lei n.º 71/2019, de 27 de maio, estabelecidas na publicação em separata no Boletim do Trabalho e Emprego nº 21 de 24 de outubro de 2024, não abranger os trabalhadores Enfermeiros com contrato de trabalho celebrado com o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca.

Na missiva, os enfermeiros destacam que a iniciativa visa “o reconhecimento, valorização, atração e retenção de profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, sublinhando a necessidade de mitigar a crescente desvalorização que afeta a atratividade das carreiras e a motivação dos trabalhadores. Os enfermeiros alertam que a não aplicação destas medidas ao HFF poderá resultar na “delapidação do que de melhor existe na instituição, os seus Profissionais”.

A carta refere ainda a grave situação vivida na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSASI), onde já se verifica o encerramento de camas devido à dificuldade na contratação e retenção de enfermeiros. Os profissionais do HFF temem que a exclusão das novas condições salariais agrave ainda mais a situação, comprometendo a qualidade dos cuidados prestados à população.

Os enfermeiros do HFF apelam ao Conselho de Administração para que articule com as entidades competentes a inclusão dos profissionais da instituição nas novas condições, garantindo assim a valorização e a continuidade do serviço de saúde de qualidade.

Caso a situação não seja revista oportunamente, os enfermeiros desta instituição consideram-se forçados a considerar a apresentação da sua demissão, uma vez que a manutenção das condições propostas é insustentável e incontornavelmente desmotivadora.

AL/HN

1 Comment

  1. PRS

    Alto Alentejo????

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM defende manutenção de regras para concurso nacional de médicos

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) fez um apelo ao Ministério da Saúde para que sejam mantidas as atuais regras do concurso nacional para a colocação de médicos nas especialidades de Medicina Geral e Familiar (MGF) e Saúde Pública (SP) até 2023. 

Colapso do sistema do INEM está a pressionar bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje que “o colapso” do sistema de triagem de doentes gerido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a criar uma “pressão extraordinária” nas corporações de bombeiros.

Isabel Moreira: “A lei do tabaco em Portugal é desproporcional e potencialmente inconstitucional”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Isabel Moreira critica a abordagem atual de Portugal em relação ao tabaco, defendendo uma política mais equilibrada. A deputada socialista argumenta que a lei vigente é excessivamente restritiva, ignorando as diferenças entre produtos tradicionais e alternativas menos nocivas. A parlamentar apela a uma revisão legislativa baseada em evidências científicas e que respeite as liberdades individuais

MAIS LIDAS

Share This