50.000 estrangeiros sem seguros ou protocolos atendidos no SNS até setembro

12 de Novembro 2024

Mais de 50.000 estrangeiros sem seguros ou protocolos foram atendidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde o início do ano e até 20 de setembro, anunciou a ministra da Saúde.

Ana Paula Martins, que respondia aos deputados das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e da Saúde, onde hoje está a ser ouvida por causa do Orçamento do Estado para 2025, disse ainda que a percentagem de estrangeiros nestas condições assistidos no SNS tem vindo a aumentar.

Exemplificando, disse que a percentagem de pessoas atendidas no SNS sem seguros ou protocolos tem aumentado, passando de 32% em 2021 para 37% em 2022, 40% em 2023 e, este ano, até setembro, para 47%.

No total, até 20 de setembro foram atendidos no SNS 50.065 nestas condições.

Em outubro, à margem da cerimónia dos 125 anos da Direção-Geral da Saúde, a governante considerou que o turismo de saúde é uma “matéria sensível” com alguns contornos que têm de ser investigados, mas reforçou que o SNS “não deixa ninguém à porta”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This