Projeto para atendimento de crianças com autismo nas urgências vence prémio

23 de Novembro 2024

O projeto Via Azul, dedicado ao atendimento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nos serviços de urgência pediátrica, venceu a 2.ª edição do Prémio Best Ideas in Healthcare, promovido pela Ordem dos Médicos, foi hoje anunciado.

Esta distinção foi hoje conhecida durante o Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, em Lisboa, tendo-se destacado como a ideia “mais inovadora e impactante para melhorar o sistema de saúde em Portugal”.

Em comunicado, a Ordem dos Médicos explica ainda que o projeto Via Azul, implementa um “circuito personalizado para atender às particularidades” das crianças com PEA, “proporcionando-lhes um ambiente adaptado às suas exigências sensoriais, e profissionais de saúde capacitados para oferecer cuidados individualizados”.

“Esta abordagem permite que as crianças e as suas famílias tenham um conhecimento prévio do espaço e dos procedimentos, tornando a experiência hospitalar mais acolhedora e adequada às suas necessidades”, acrescenta.

Projetos como estes são “fundamentais para assegurar que todos os doentes, em particular aqueles com necessidades especiais, tenham um atendimento nos serviços de saúde mais humanizado e eficiente,” afirma o bastonário da Ordem dos Médicos, citado na nota.

Já Ricardo Constantino, partner e head of Health & Public Sector da NTT DATA Portugal, que apoia estes prémios, sublinha que este projeto demonstra “como a tecnologia e o desenho de soluções centradas nas pessoas podem fazer realmente diferença na vida dos doentes e das suas famílias”.

Além da “Via Azul”, foram reconhecidos outros projetos, como a plataforma PauliCare, dedicada ao apoio aos cuidados paliativos, o dispositivo Heka Vision, que aumenta a precisão nas cirurgias de cancro da mama, a plataforma de dados de saúde Humanos e o SNS Hub 4, uma solução digital para a gestão logística hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This