ESEnfC organiza 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida

26 de Novembro 2024

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organiza amanhã o 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida, em formato online, com o objetivo de refletir sobre prevenção, investigação e direitos.

No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, que se assinala a 1 de dezembro, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), enquanto Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (CCOMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem, organiza amanhã, dia 27 de novembro, o “4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: Sigamos o caminho dos direitos”.

O evento, que decorrerá em formato online, tem início marcado para as 14h00 com uma sessão de abertura que contará com as intervenções do Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, da diretora do CCOMS para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na ESEnfC, Ananda Maria Fernandes, e da professora na ESEnfC e especialista em Saúde Pública, Aliete Cunha-Oliveira.

Seguir-se-ão duas mesas-redondas, subordinadas aos temas “Epidemiologia, Envelhecimento e Políticas de Saúde”, com início às 14h15, e “Representações e Direitos Sociais e Humanos”, a partir das 15h00. O primeiro painel terá como oradoras Aliete Cunha-Oliveira, professora na ESEnfC, e Mariana Lopes, médica na Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Já o segundo debate contará com as intervenções de Ana Duarte, coordenadora do Centro Anti-Discriminação VIH e Sida, que abordará o tema “Estigma e discriminação nas pessoas que vivem com infeção VIH: o papel dos profissionais de saúde”, de Ana Paula Camarneiro, professora na ESEnfC, que apresentará o projeto “(Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Doenças, Comportamentos e Contextos de Transmissão”, e de Pedro Urbano, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que falará sobre “Resistência à mudança”.

Este encontro científico tem como principais objetivos envolver docentes, clínicos e estudantes, dando lugar a reflexões no âmbito da prevenção, investigação, clínica e intervenção comunitária, nos 43 anos da infeção VIH (1981-2024). A sessão de encerramento está prevista para as 18h15.

De acordo com a ESEnfC, o Dia Mundial da Luta Contra a Sida “é mais do que uma sensibilização para a prevenção do estigma e da discriminação, é um apelo à proteção dos direitos humanos”. Em 2016, os estados-membros das Nações Unidas adotaram o compromisso para eliminação da epidemia de VIH até 2030.

O programa detalhado e informações sobre os oradores deste 4.º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em http://www.esenfc.pt/event/repensarhivsida.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This