SIM propõe novo concurso para aproveitar vagas de internato médico não preenchidas

5 de Dezembro 2024

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu hoje a realização de um concurso adicional para aproveitar as vagas para o internato médico que ficaram recentemente por preencher em diversas especialidades.

“Isto permitirá reduzir o número de vagas não preenchidas, que os médicos iniciem a especialização mais cedo e melhorar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), especialmente em áreas carenciadas e que não foram escolhidas”, adiantou o sindicato em comunicado.

O SIM propõe um concurso adicional no final da escolha anual da formação especializada destinado aos médicos que já tenham completado a formação geral, mas sem necessidade de realizarem novamente a Prova Nacional de Acesso (PNA).

Este concurso adicional para escolha das vagas remanescentes, após a seleção dos candidatos que realizaram a PNA, poderá ter uma seriação baseada na média final do curso de medicina, abrindo nos cinco dias úteis seguintes após a final da escolha anual da formação especializada, adiantou o sindicato.

O SIM considera que se trata de uma proposta estratégica para maximizar o uso das vagas e melhorar o acesso ao internato médico, com possibilidade de implementação imediata.

O comunicado refere ainda ser uma “tragédia para o país que quase um quarto dos candidatos não escolham qualquer vaga, o que demonstra a falta de atratividade da carreira”.

Na terça-feira, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) adiantou que o concurso para a área de especialização do internato médico de 2024 terminou com o preenchimento de 1.851 vagas, correspondendo a 78,8% dos 2.349 candidatos que reuniam condições de ingresso.

A ACSS considerou “motivo de preocupação a diminuição das escolhas na especialidade de Medicina Interna, que viu ocupadas apenas 136 das 185 vagas a concurso, e de Medicina Geral e Familiar, que viu ocupadas apenas 457 das 625 vagas”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights